PESQUISA

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A PATERNIDADE QUE GERA CURA - PARTE II

A PATERNIDADE QUE GERA CURA - PARTE II
Esta cura gerada pelo reconhecimento de Deus como Pai, vai produzir um verdadeiro relacionamento entre pai e filho. E o filho começará a desfrutar do que o Pai tem de melhor para lhe oferecer. Vejamos este verdadeiro relacionamento entre pai e filho em João 14.
Vamos examinar este texto:

O VERDADEIRO RELACIONAMENTO ENTRE PAI E FILHO

JOÃO 14: 1 – 31

Neste texto a palavra Pai é mencionada 23 vezes pelo Filho Jesus, na Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (ARA).
- NA CASA DO PAI TEM MUITAS MORADAS

V.2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
- O FILHO JESUS É O CAMINHO QUE CONDUZ OUTROS FILHOS PARA JUNTO DO PAI

V.6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
- QUEM CONHECE O FILHO CONHECE O PAI

V.7 - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
- HÁ PESSOAS QUE ANDAM COM O FILHO E NÃO O CONHECEM E, DA MESMA FORMA, NÃO CONHECEM O PAI

V. 8 - Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
V. 9 - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

- O PAI PERMANECE NO FILHO PARA VER SUAS OBRAS MANIFESTAS

V. 10 - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

- O FILHO QUE PERMANECE NO PAI E O PAI NELE, ESTE É CONHECIDO POR PRATICAR AS MESMAS OBRAS QUE O PAI PRATICA

V. 11 - Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

- OS FILHOS MAIS NOVOS TÊM QUE DAR CONTINUIDADE ÀS OBRAS DO FILHO MAIS VELHO (JESUS)

V.12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

- QUANDO CLAMAMOS PELO FILHO O PAI É GLORIFICADO

V. 13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

- QUANDO O FILHO PEDE AO PAI O PAI ENVIA CONSOLO PERPÉTUO

V. 16 e 17 - (16) E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; (17) O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

- O DESEJO DO FILHO MAIS VELHO É VER OS FILHOS MAIS NOVOS TENDO RELACIONAMENTO DE FAMÍLIA COM O PAI

V. 20 e 21 - (20) Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. (21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

- O PAI AMA OS FILHOS QUE GUARDAM A SUA PALAVRA E FARÁ MORADA NELES

V. 23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

- A TAREFA DO FILHO É TRANSMITIR O ENSINO QUE RECEBEU DO SEU PAI

V. 24 - Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

- O PAI SERÁ SEMPRE MAIOR QUE O FILHO

V. 28 - Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

- O FILHO QUE NÃO SE CONTAMINA COM O MUNDO É CONHECIDO COMO O FILHO QUE AMA O SEU PAI

V.30 e 31 - (30) Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; (31) Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!