PESQUISA

quinta-feira, 20 de março de 2008

APERFEIÇOADOS ATRAVÉS DO SOFRIMENTO

NÓS SOMOS APERFEIÇOADOS ATRAVÉS DO SOFRIMENTO


“15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, pois este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer por causa do meu nome” Atos 9:15-16.

 

Uma das causas da inconsistência da vida cristã que temos vivido na atual geração está em termos sido alcançados pelo que chamo de “evangelho das ofertas”. Este evangelho nos apresenta apenas os benefícios da cruz, sem jamais mencionar os sofrimentos. E no meio deste “evangelho” o que se proclama é: “Vem pra Jesus e você vai receber isso e aquilo...”.

Mas, não é isso que de fato é o Evangelho do Reino de Deus como a experiência da conversão do Apóstolo Paulo retrata. O próprio Paulo foi instrumento de perseguição e de sofrimento para a Igreja, até que no caminho para Damasco teve uma experiência sobrenatural com o Senhor e ouviu a Sua voz dizendo: “Saulo, Saulo por que me persegues?” E naquele instante Saulo/Paulo faz a sua primeira confissão de fé: “Quem és tu, Senhor?”

Daquele momento em diante Paulo passa de perseguidor para perseguido e começa a desfrutar na sua vida, no seu ministério, o privilégio de sofrer por Cristo. Que tremenda glória!

Paulo teria a experiência de que “sofrer pelo nome de Jesus vai redundar em benção.”.

 

“O que tem sido pregado são somente as bênçãos sem mostrar o custo da vida de Cristo.”

 

Conforme João 3:16 que declara que: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; compreendemos que, “alguém pagou o preço, alguém foi rejeitado, alguém sofreu...”

 

Veja o que estes outros textos da Escritura Sagrada relatam:

 

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou para a sua eterna glória, DEPOIS DE TERDES “SOFRIDO” POR UM POUCO, ELE MESMO VOS HÁ DE APERFEIÇOAR, FIRMAR, FORTIFICAR E FUNDAMENTAR.” I Pedro 5:10.

 

“... alegrai-vos na medida em que SOIS CO-PARTICIPANTES DOS “SOFRIMENTOS DE CRISTO”, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” I Pedro 4:13.

 

Precisamos ter a revelação de que “SOFRER POR CRISTO É UM PRIVILÉGIO.”

 

Por diversas situações difíceis que passamos acabamos murmurando. Lembre-se:

“A murmuração é adoração ao inferno”, é a linguagem do reino das trevas”

 

Você tem que se sentir alegre por passar pelas mesmas aflições que Cristo passou. Repito: Isso é um privilégio! Muitos hoje não querem passar pelo que Cristo passou”, preferem viver um Cristianismo sem cruz.

Percebemos que conforme I Pedro 5:10 declara, o próprio Deus, “Ele mesmo vai começar a operar um processo de mudança em nosso caráter (aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar).”

O sofrimento é bem-vindo em Cristo Jesus. Essa mensagem não é de derrota não! Todos vão passar por provações, vão passar por sofrimento, MAS ESSE SOFRIMENTO VAI MOLDAR O SEU CARÁTER.”

Se não soubermos quem nós somos em Cristo, na primeira dificuldade vamos negá-Lo.” E seremos como a porca que volta ao lamaçal ou como o cachorro que volta ao seu vômito, conforme diz II Pedro 2:22.

 

O exemplo de Paulo

Paulo recebeu do Senhor um espinho na carne... Deus permitiu que o espinho na carne tratasse o seu caráter. Ele era extremante orgulhoso...” Diante do sofrimento, como Paulo que clamou três vezes a Deus para livrá-lo, nós também vamos clamar, mas nem sempre vamos ouvir o que queremos ouvir, e sim um simples e poderoso: “... a minha GRAÇA te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...”

 

Aperfeiçoar

“O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho...” Sl 18:32

 

Deus estava aperfeiçoando o caminho de Davi, e Ele quer aperfeiçoar também o seu caminho.”

“... pois a LEI NUNCA APERFEIÇOOU COISA ALGUMA, e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos achegamos a Deus.” Hb 7:19

Muitos estão querendo ser aperfeiçoados só participando de uma escola de treinamento, curso, conferência...”. Mas precisamos compreender que “todo treinamento tem a parte teórica e a parte prática. VOCÊ SERÁ PROVADO!”

Se você quer ser aperfeiçoado, se prepare, pois, provas virão, tribulações virão”, o sofrimento será inevitável. Não tem um homem de Deus na Palavra, APROVADO, que não tenha experimentado os benefícios do sofrimento.”

“Por que, com uma única oferta, APERFEIÇOOU PARA SEMPRE quantos estão sendo santificados” – Hb 10:14.

Quando passamos pelo sofrimento Deus está nos aperfeiçoando,” nos fazendo obter “um maior grau de aptidão”, de habilidade espiritual, de maturidade e uma excelente oportunidade de termos o nosso caráter provado.

 

Firmar

Conforme I Pedro 5:10, “além de nos aperfeiçoar, Deus vai nos FIRMAR. Qualquer prova que vem você cai! Chega!!! Deus vai te firmar, meu irmão!”

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando CLAMEI POR SOCORRO. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e ME FIRMOU OS PASSOS” – Sl 40:1-2.

Só clama por socorro quem está necessitado, quem está desesperado e, que não consegue resolver o problema sozinho. Deus quer firmar os nossos passos, por isso Deus tem permitido o sofrimento que temos passado.

Você está saindo da situação de menino para se tornar homem. Saindo do tempo de meninice, crescendo e amadurecendo no Senhor. Avance, guerreiro!

“Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio Senhor está em pé ou cai; MAS ESTARÁ EM PÉ, POIS O SENHOR É PODEROSO PARA O SUSTER” – Rm 14:4

 

Fortificar

O Senhor vai nos FORTIFICAR. Tornar forte com muita possibilidade de vitória...” nos fará “discípulos consistentes”.

Há um livro chamado “O Homem do Céu” (leitura recomendada), que relata a história de um chinês que experimentou o sofrimento de forma intensa pelo fato de não querer negar o nome de Jesus, de não parar de fazer a Sua vontade na proclamação do Evangelho. O irmão Yun sofreu e foi humilhado de diversas formas: apanhou de formas variadas, colocaram fezes e urinaram em sua boca, quebraram as suas pernas de tanto baterem nele, etc.. Houve um caso na prisão interessante. Um irmão em sua cela ao ser pressionado pelos guardas por meio das torturas para negar a Jesus, acabou cedendo à pressão, e acabou negando-O. Isso indignou tanto o irmão Yun, que ele começou a escrever diante desse irmão na parede da cela diversas vezes: “NÃO AO DIABO E SIM PRA JESUS”. Escreveu tão intensamente que o lápis acabou... mas ele continuou escrevendo com o sangue do próprio dedo: “NÃO AO DIABO E SIM PRA JESUS.”

Portanto, no meio das provas e sofrimentos sempre diga com suas atitudes: “NÃO AO DIABO E SIM PRA JESUS!”

Ao visitar a Igreja do Ocidente, o irmão Yun percebeu essa distorção do evangelho que vivenciamos; um evangelho que enfatiza as nossas necessidades e não os interesses do Reino, e disse que  “a Igreja do Ocidente precisa se arrepender.”

“Vamos ser FORTALECIDOS pela fé... QUAL É A SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ VAI TER FÉ? SÓ NO TEMPO BOM? E NA HORA DA DOR E DA PROVAÇÃO?

“Tu, pois, filho meu, FORTIFICA-TE NA GRAÇA que está em Cristo Jesus”.  II Timóteo 2:1.

Paulo libera “uma palavra de fortalecimento para o jovem pastor chamado Timóteo. A Graça de Deus é um presente precioso para cada um de nós...”, é ela que nos sustenta.

 

“Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto O QUE VALE É ESTAR O CORAÇÃO CONFIRMADO COM A GRAÇA e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocupam”. Hebreus 13:9

 

Fundamentar

“Porque ninguém pode LANÇAR OUTRO FUNDAMENTO, além do que já foi posto, o qual É JESUS CRISTO”. I Coríntios 3:11.

 

O Senhor vai nos fundamentar”, isto é, nos fará “ter uma base, um alicerce” para permanecermos coerentes com a Sua vontade.

O ÚNICO FUNDAMENTO É CRISTO, este fundamento nos fortalece, nos firma...”

Para resistirmos a toda situação de dificuldade que vem contra nós,” precisamos “ter Jesus como fundamento em nossas vidas.” Foi esta a revelação que os irmãos da igreja primitiva tiveram, por isso tornaram-se mártires por amor a Cristo.

“Assim, já não sóis estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, EDIFICADOS SOBRE OS FUNDAMENTOS DOS APÓSTOLOS e profetas, sendo Ele mesmo, CRISTO JESUS, A PEDRA ANGULAR”. Efésios 2:19-20.

 

Todos nós temos promessas de Deus”, que Ele deseja cumprir em cada um de nós, “mas temos que passar pela prova.”

Você pode até expressar este desejo: “Eu queria ser como Paulo, como Pedro...” Mas antes “pergunte para eles como foi a sua trajetória? O que eles passaram?”

Para quem não teve essa revelação”, a revelação da importância do sofrimento na vida cristã, “foi dito a respeito deles: ICABODE, a glória de Deus se foi do seu ministério”; porque amaram mais a glória dos homens.

Conforme Filipenses 2:5-11, “não foi ninguém que esvaziou Jesus, Ele a si mesmo se esvaziou; não foi ninguém que humilhou Jesus, Ele a si mesmo se humilhou.” E tudo isso “foi para a glória do próprio Jesus? Não! FOI PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI!”

Precisamos compreender que o sofrimento vai nos “aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar, para que o nome de Deus seja glorificado.”

“Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado”. Salmos 62:02.

 

Davi foi conhecido como homem segundo o coração de Deus”, mas ele não nasceu assim, ele foi aperfeiçoado pelo sofrimento.

“Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem...” II Timóteo 2:19.

Deus conhece os seus e são aqueles que não vão negá-Lo na hora da tribulação, na hora da dificuldade.”

 

“Entenda, discirna bem, o tempo de provação de Deus em sua vida. Isso é benção para você! Deus está tratando o seu caráter para você se tornar um obreiro aprovado, que maneja bem a palavra da verdade e não tem do que se envergonhar!”

 

Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis.

terça-feira, 18 de março de 2008

COMO ACESSAR O REINO DE DEUS

“COMO ACESSAR O REINO DE DEUS”

(Miss. Sérgio Luis – 16/09/07 ,em São Luís/MA).

“Por que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Rm 14:7

“Nós temos ouvido muito sobre o Reino, mas elas”, as mensagens, ensinos e palavras “têm sido desprezados”. “Nós temos ferramentas em nossas mãos, mas nós não estamos usando. A maior ferramenta que Deus tem deixado para cada um de nós é a Sua Palavra”. Pois, “quando guardamos a Palavra, nós somos curados”.
“AH! Mas eu já conheço o Reino de Deus como cristão!” Mas a questão relevante é: “O quanto da Palavra tenho guardado?” Pois podemos estar mais envolvidos pela religião do que pelo Reino, uma vez que “a mente das pessoas estão totalmente contaminadas com sermões que não indicam o Reino,”contaminadas pelo o humanismo.
“A primeira coisa que precisamos aprender é: O que é o Reino de Deus? O reino significa domínio moral e espiritual onde o rei é supremo”. E como sabemos, “Jesus é esse rei” no Reino de Deus. E nós, quem somos neste Reino? “Nós somos apenas” os doúlos: os “ servos, escravos desse Reino”. E Jesus é o “Kyrios”: o “Senhor, Chefe, Dono Supremo...”
Sobre qualquer assunto que Jesus ensinava, Ele sempre indicava o Reino, o governo de Deus sobre todas as coisas. “Se Ele falava sobre finanças, falava sobre o Reino...” Tudo em nós precisa indicar o Reino.
Infelizmente, “enquanto Igreja temos pregado um ‘evangelho das ofertas’”, um evangelho que enfatiza apenas os benefícios e vantagens para o próprio conforto.
Outro aspecto que precisamos saber é que: “o Reino é universal, é acessível a todas as pessoas”. “TODOS NÓS TEMOS ACESSO A ESTE REINO, DESDE QUE NOS TORNEMOS ESCRAVOS DE JESUS”. Mas não podemos nos esquecer que “escravos não têm vontade própria. Será que a nossa vontade tem sido vencida pela vontade do Senhor?”
Terceiro aspecto que precisamos aprender é: “O que caracteriza alguém como cidadão do Reino de Deus?” Não é a condição social, econômica, ou política; não são os esquemas de influência, ou a que classe religiosa pertencemos; pois, como sabemos, “nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino do céus, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, que está nos céus” – Mt 7:21.
“Submissão e obediência à vontade de Deus é o que caracteriza o cidadão do Reino. Se você é escravo do Reino, você precisa ser obediente”.
Quarto aspecto: “Onde está o Reino de Deus?” O próprio Jesus respondeu: “Não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-Lo aqui! Ou: Lá está! PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS” – Lc 17:2-21.
“Esse Reino não poderia ser visto ou tocado, pois Ele é sobrenatural. Não é um reino físico, mas um reino espiritual”. Antes de você ser um corpo, antes de você ser uma alma, você é um espírito, um homem espiritual. Precisamos discernir todas as coisas a partir Espírito.
“Existem muitas fontes por aí, mas nem todas são de Deus. Quando temos a revelação que o Reino de Deus está dentro de nós, nós não queremos tocar no que não é de Deus”. Nós não seremos facilmente seduzidos ao anunciarem que ali está surgindo uma “nova revelação”, pois sabemos que o Reino está dentro de nós.
“ Hoje têm sido apresentado muitos reinos de homens que querem o melhor lugar na mesa. Pessoas querem dominar outras pessoas”. Precisamos ter consciência que “somente Jesus pode dominar, controlar as pessoas”.
“Existem muitos nos palcos” usando o nome de Deus em vão, pois estão em “adultério”, em rebeldia, procurando vantagens pessoais, reconhecimento e glória para si. “Homens eloqüentes que são PHD’s em teologia, Doutores em Divindade e etc... que menosprezam a outros...” “São”, na verdade, “guias cegos guiando outros cegos”.
Entre tantas novidades que surgem, existem “pessoas que estão desprezando os seus começos humildes, os marcos antigos. Não estão valorizando aquilo que Deus concedeu lá atrás. E quando você não valoriza os humildes começos,” você acaba não reconhecendo e valorizando os humildes começos dos outros.
Quinto aspecto que precisamos aprender é: “Quão difícil é entrar no Reino de Deus”. Esta foi a conclusão tirada pelos discípulos após Jesus ter confrontado o Jovem Rico, confrontado o seu reino pessoal. “Deus está confrontando fortalezas de orgulho por meio destas revelações”.
Jesus no diálogo com o Jovem Rico apresenta progressivamente o Reino, passo a passo o mesmo é esclarecido conforme é descrito em Marcos 10:17-31:
“(17) E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: BOM MESTRE, que farei para herdar a vida eterna?”
Primeiro passo: O Jovem “começa a ver o caráter de Jesus”. Entretanto, Jesus responde “que ninguém é bom senão um, que é Deus”. “Jesus era livre de toda fortaleza de orgulho”. O Jovem reconheceu quem é Jesus!
“(19) Sabes os mandamentos: Não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e a tua mão”.
Segundo passo: “Jesus começa apresentar os mandamentos”.
“(20) Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha infância”.
Terceiro passo: O Jovem “disse que guardava os mandamentos”. Nos dias atuais, ele seria um cristão confesso fiel em muitas práticas, obras, e atitudes com a toda a indumentária evangélica, um aparente cristão autentico. Mas...
“(21) E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me”.
Quarto passo: Jesus colocou a condição pessoal para o Reino de Deus ser plenamente estabelecido nele: “LARGAR TUDO!” O Reino de Deus requer tudo.
“(22) Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, por que era dono de muitas propriedades”.
Quinto passo: Diante da exigência do Reino, “o jovem rico prefere o seu reino pessoal”.
Existia nos muros das cidades uma pequena entrada em que um homem mal poderia entrar. E é com esta analogia que Jesus responde aos seus discípulos sobre como adentrar no Reino após se despedir do jovem rico, dizendo: “(24)... Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! È mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.
Como alguém já disse: “No Caminho Largo você pode passar com casa, carro, bens; mas no Caminho Estreito só passa você”. “Talvez você e eu não tenhamos uma grande casa, um carro do ano, uma boa conta bancária, herança, bens... mas você tem o seu chamado, ministério, títulos sociais”, sua reputação, ou qualquer coisa que ocupe o lugar que só deveria pertencer a Deus. Ele é o Senhor, o dono de tudo o que temos e que somos... “O Caminho Estreito está ai, este é o caminho para o Reino de Deus”.
Infelizmente, “quando é apresentada a condição para entrar no Reino, preferimos o nosso reino pessoal”.
Por fim, o sexto aspecto que precisamos aprender para entrar no Reino é: precisamos perder a vida por causa de Jesus. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-á” – Mt 16:25.

Obs: elaborado dentro de uma flexibilidade interpretativa – Edílson Gomes.

Qual o propósito deste BLOG?

Amados discípulos de Cristo e amigos, o propósito maior em criarmos este BLOG é manifestar e anunciar o Reino de Deus. Então, toda honra, glória e louvor, sejam dadas a Ele, pois só Ele é digno de receber!
Com o desejo de manifestarmos o Reino de Deus, decidimos então compartilhar com os amados algumas palavras que Deus tem ministrado aos nossos corações. 
Esperamos que, todos sejam abençoados rica e abundantemente pelas insondáveis riquezas do Evangelho de Jesus Cristo.

Em Cristo,
Prs. Sérgio e Débora.