PESQUISA

domingo, 14 de junho de 2009

QUALIDADES DE CARÁTER DOS DISCÍPULOS



OITO QUALIDADES DE CARÁTER DOS DISCÍPULOS



1) A HUMILDADE: “Bem-aventurados os pobres de espírito...” Mateus 5.3
Esta é a primeira qualidade de caráter que Jesus ensina. Os pobres de espírito são aqueles que são conscientes de que não têm nada e de que nada são. A humildade de coração é a pedra fundamental da construção e formação do caráter. Tudo se inicia ali. Todo o pecado começa com orgulho, o de Lúcifer, e o de Adão e Eva, e isso trouxe como conseqüência a rebelião contra Deus. Eles quiseram ser como Deus.
A humildade é a primeira qualidade inerente a nossa condição humana. Quem somos? Pó da terra, nada, tudo o que temos e somos é uma dádiva, uma graça de Deus. Não há nada em nós por nossa própria virtude. A humildade é a qualidade mais lógica, mais natural, mais inerente e própria da natureza humana.
O orgulho, a soberba, a vaidade, a arrogância, a auto-suficiência é necessidade, e sem embargo é a característica mais sobressalente dos homens.
Como se comporta o orgulhoso?
O orgulhoso despreza seu próximo, o critica, se afasta dele. Discute, peleja, é sábio em sua própria opinião, não gosta de pedir perdão, sempre crê que tem a razão, não sabe perder, é muito difícil a convivência com ele. O problema básico de nosso caráter e conduta começam ali.
O orgulhoso fala muito e escuta pouco, é duro, inflexível, monopoliza a conversa, exagera, mente, esconde seus defeitos, cai na hipocrisia.
Todos os filhos de Adão são orgulhosos, essa é nossa natureza depois da queda. Mas, o orgulhoso pode humilhar-se. E a primeira condição para humilhar-se é reconhecer aquilo que sou.
Jesus disse: “aquele que se humilhar, será exaltado”. O orgulhoso pode humilhar-se e ser transformado a imagem de Jesus.

Como podemos nos exercitar na humildade?


2) O QUEBRANTAMENTO: “Bem-aventurados os que choram...” Mateus 5.4.
Não são os que choram por raiva ou por auto-compaixão, mas sim, por um legítimo quebrantamento diante de Deus (Isaías 57.15).
Deus promete que os que choram serão consolados.

Em que situações e por quais motivos é legítimo chorar ?


3) A MANSIDÃO: “Bem-aventurados os mansos...” Mateus 5.5
A terceira qualidade é a mansidão. Jesus disse: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11.29). Ser manso é o contrário de ser rebelde. Os mansos obedecem com boa disposição, com paz e alegria; são submissos, pacientes, têm domínio próprio.
A rebeldia pode ser violenta, com gritos, brigas, discussões, ou pode também ser uma rebeldia amável ou silenciosa, mas, que finalmente, faz sua própria vontade.
Manso é aquele que vive submisso a Deus, à sua palavra, aos seus irmãos, às autoridades.
Os filhos mansos obedecem a seus pais e a esposa se sujeita a seu marido; e todos são submissos uns aos outros.
Aquele que é manso também aceita com paz as adversidades e as provas da vida.

Quais são os mandamentos que nos ajudam a praticar a mansidão?

4) A JUSTIÇA: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça...” Mateus 5.6
Muitas vezes esta bem-aventurança é mal interpretada. Não se refere àqueles que exigem que outros façam justiça para com eles, senão àqueles que o que mais desejam na vida é serem eles mesmos justos e santos diante de Deus e para com os demais. Aquele que tem sede está desesperado por água, o que tem fome, o que mais deseja é comer.
Bem-aventurados aqueles que o que mais desejam na vida é serem justos, é descer, ser como Jesus.
Também anelam “novos céus e nova terra, nos quais mora a justiça” (II Pe.3.13)

A justiça das nações do ocidente está baseada no Direito Romano. Em troca, a justiça de Deus é muito superior. Algo pode ser legalmente justo, mas moralmente injusto. Por exemplo: É justo que alguém tenha em seu patrimônio 100 casas, ainda que sejam legalmente adquiridas, mesmo que ao seu derredor haja famílias que não têm nem sequer uma casa para viver? Para as leis humanas pode ser justo, mas segundo a justiça de Deus, não é. É justo que alguém que pague a seus obreiros salários que nem sequer dá para alimentar os seus familiares, mesmo que ele ganhe cifras excessivamente superiores ao que gasta em luxos e desperdícios sem medida?
A verdadeira justiça é a de Deus, a qual está inseparavelmente ligada ao amor e a misericórdia. Ver: Mateus 5.20; 6.1-4; 6.33; II Co. 8.14-15; 9: 9-10.

Assinale no sermão do monte alguns mandamentos que têm a ver com a justiça:


5) A MISERICÓRDIA: “Bem-aventurados os misericordiosos” Mateus 5.7
A palavra “misericórdia” está formada por duas palavras do latim; uma é a palavra “miseria”, e a outra é a palavra “cardia”, que quer dizer coração. Significa ter o coração aberto para aquele que está na miséria, para aquele que está mal, para aquele que está sofrendo ou tem alguma necessidade.
Misericórdia significa tratar os outros como Deus nos trata.
O misericordioso tem uma atitude positiva para com todos, é amável, bom, perdoa, ama, serve, sorri; e não deixa de fazer com as pessoas que não lhe correspondam do mesmo modo.
Mas, o aspecto mais específico é sua generosidade e seu serviço desinteressado para com o carente ou com o que sofre como o exemplo do bom samaritano.

Quais são os mandamentos no sermão do monte que nos ajudam a praticar a misericórdia?

6) A PUREZA DE CORAÇÃO: “Bem-aventurados os de limpos de coração...” Mateus 5.8
Na realidade, todas estas são qualidades do coração, os humildes de coração, os mansos de coração, os que têm sede de justiça, os misericordiosos e os de coração limpo.
O que é ter um coração limpo? Nós pecadores, com um coração enganoso e perverso, como podemos ter um coração limpo? Só através de Jesus, ele é o único que pode trocar nosso coração. Devemos desejar tirar de nosso coração todo fingimento, hipocrisia, engano e mentira. Se nosso coração é impuro e está sujo, pode ser limpo. A condição é andar na luz, viver com sinceridade, em transparência; confessar nossos pecados, não ocultar nada. E nessa condição de transparência, sinceridade e arrependimento, o sangue de Jesus Cristo nos limpa de todo pecado. (I João 1.7-9)
Coração limpo também significa ter desejos puros. Recordemos que aquele que olha uma mulher desejando-a, já adulterou em seu coração. Significa rejeitar no coração todo desejo impuro. Ter intenções corretas, motivações santas em tudo o que fazemos. Os tais verão a Deus.

Quais são no sermão do monte as passagens que têm relação com um coração limpo?

7) A PAZ: “Bem-aventurados os pacificadores...” Mateus 5.9
Temos que ser homens e mulheres de paz. É difícil pelejar com um pacificador. Alguém lhe ofende, e ele perdoa e ama. Alguém o ataca e ele não revida. Alguém lhe fala irado, e ele responde com tranqüilidade, não entra na luta da discussão. Alguém o agride, e ele o desarma. O pacificador perdoa, cede, prefere perder, devolve o bem pelo mal.
Quem de nós é assim? Eu conheço somente um, se chama Jesus.

Pacificador também significa que é um instrumento de paz entre os homens, é um ponto de reconciliação entre aqueles que estão inimizados.
Ele não vai falando fofocas de um lado pro outro, falando mal de um irmão pro outro, ao contrário, busca a paz e a unidade entre os irmãos. Os tais serão chamados filhos de Deus.

Quais são os mandamentos que nos ajudarão a corrigirmos esta falha de caráter?

8) A ALEGRIA AO SER PERSEGUIDO E CALUNIADO POR CAUSA DE CRISTO:
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição... Alegrar e ser feliz...” Mateus 5.10-12.

Finalmente, a última qualidade de caráter que Jesus ensina é a de ter alegria apesar de: padecer sofrimentos injustos, perseguições, vitupérios (insulto, injúria) e calúnias por causa de Jesus. Nossa alegria não está condicionada pelas circunstâncias favoráveis nem prejudicada pelas circunstâncias desfavoráveis; nossa alegria não depende do que ocorre ao nosso derredor, senão daquilo que ocorre em nosso interior.

Traduzido do artigo original em espanhol, “Ocho cualidades de carácter de los discípulos”, para o português.

6 comentários:

  1. Glória a Deus pela tua vida, meu grande amigo.
    Você conseguiu descrever em poucas palavras a CONSTITUIÇÃO DO REINO!
    Ela sempre ecoará no coração dos filhos do Pai:
    Sigam por este caminho!
    Um abração!
    Atalaia e Família do verbo

    ResponderExcluir
  2. Amados, a primeira vez que li esta mensagem foi como uma bomba. Parece até exagero da minha parte, afinal é um texto muito conhecido, mas o seu conteúdo é poderoso quando entendido pelo Espírito de Deus.
    Esta mensagem foi traduzida do original em espanhol: "ocho cuallidades del carácter de discípulos".

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima lição do Sermão do Monte. Obrigada por compartilharem! Gostei do blog de vcs!!!
    Se tiverem um tempinho, visitem o meu tb!
    um beeeeeeijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kezia! Obrigado por visitar o nosso BLOG. Ficamos felizes em que tenha gostado desta mensagem. Decidimos traduzi-la e compartilhá-la com os amados, pois cremos que a mesma é muito edificante. Com certeza, estaremos visitando o seu BLOG também. Shalom!

    ResponderExcluir
  5. Palavra simples, fundamental e impactante! Precisamos voltar à essência mesmo... Obg por compartilharem essas coisas! Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Laís, pelo seu comentário. Surpreendi-me ao ver seu comentário, já que há um bom tempo que não postamos nenhuma mensagem no BLOG. Ore para que palavras como esta sejam ministradas em nossas igrejas. A palavra simples que nos posiciona a almejarmos o carater de CRISTO.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!