PESQUISA

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

A SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS


"II Timóteo 3:16 e 17 - 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."


INTRODUÇÃO

A poderosa Palavra de Deus não carece de nenhum acréscimo textual ou científico, para que creiamos na sua suficiência e excelência. Ela é, por si só, "divinamente inspirada". Sua inspiração vem, única e exclusivamente de Deus e não do homem.  
"Theopneustos" - Junção de dois vocábulos gregos, cuja significação é: "assoprada por Deus". Toda e cada palavra das Escrituras foi assoprada por Deus na mente do escritor (respeitando seu vocabulário e estilo), e foi por Deus perfeitamente protegida ao ser escrita por ele e ao ser copiada através dos séculos.
Sendo assim, entendemos que a Palavra de Deus é suficiente em si mesma, ela é "autossuficiente", e dela, poderemos tirar proveito para - ensinar, repreender, corrigir, instruir em justiça. O uso adequado das Sagradas Escrituras cooperam pedagogicamente (ensinar, repreender, corrigir, instruir) para o processo de aperfeiçoamento do cristão para o exercício de toda boa obra previamente determinada por Deus.

O Salmo 19:7-9, creio eu, seja a melhor descrição da suficiência da Escrituras e, também, de sua excelência. Precisamos afirmar diariamente nosso compromisso com a Palavra de Deus estando dispostos a pagar o preço, seja ele qual for (custe o que custar, doa a quem doer), para mantermos a sua integridade, principalmente nos dias atuais, onde muitos, infelizmente, dentro da própria igreja, se esforçam equivocadamente para diminuir a sua força.

Atentemos para a instrução de Paulo a Timóteo, na segunda epístola de mesmo nome, no capítulo 4, versículos 2 a 4: 

"2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas."

A ordem expressa é pregar, anunciar como um arauto em alto e bom som, como num amplificador celestial, a Palavra de Deus, com prontidão em toda e qualquer situação a todas as pessoas, sem distinção. 

Aprendamos alguns princípios que nos ajudarão a entender a suficiência das Sagradas Escrituras. Isso nos levará a desempenharmos com excelência o nosso chamado e ministério.

1 - Quem acrescenta pessoas à igreja é Deus. 
Atos 2:47 - louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.
2 - Quem edifica a igreja é Cristo. 
Mateus 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
A fundação, a edificação, e a manutenção da igreja de forma saudável, não depende de homens, mas de Deus. Pelo menos, é o que as Escrituras nos relatam. Métodos e estratégias humanas jamais serão a força motriz da igreja. A igreja depende de seu criador, fundador e mantenedor, que é Deus!

3 - Nos seu início, a igreja primitiva não precisou de métodos humanos para revolucionar o mundo da época

Atos 17:6 - Porém, não os achando, arrastaram Jáson e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,

4 - A pregação da Palavra de Deus é que traz salvação

Romanos 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

5 - Na palavra de Deus temos plena suficiência para desenvolvermos nossa fé e nosso ministério

a) A Palavra de Deus nos ensina a verdade

1 Coríntios 2:14 a 16, relata: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

A verdade só pode ser discernida espiritualmente, por aqueles que são espirituais. Na carne, não há possibilidade de discernir a verdade das Escrituras

1 João 2:27 - E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.

Nós somos ensinados nas Escrituras, através da unção que há em nós, que é a habitação e a ação do Espírito Santo.

b) Somos ensinados a vencer o pecado

  • Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.
  • II Timóteo 4:2 e 3 - 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

c) Somos ensinados a discernir os desejos e vontades

  • Hb 4:12 e 13 – 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

d) Somos ensinados a corrigir nossas atitudes
  • Colossenses 3:16 - A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
  • João 15:3 - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
 
e) Somos ensinados a sermos bons ministros de Cristo Jesus

  • 1Tm 4:6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido;

f) Somos ensinados a viver baseados na Palavra que sai da boca de Deus

  • Mt 4:4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

g) Somos ensinados a desejar o puro leite espiritual

  • 1Pe 2:2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,

h) Somos ensinados a receber com mansidão a palavra que foi implantada em nós

  • Tg 1:21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.

i) Somos ensinados na palavra da graça de Deus

  • At 20:32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

j) Somos ensinados a sermos habilitados para toda boa obra

  • 2Tm 3:16 e 17 - 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Desfrutemos de tudo aquilo que a Palavra de Deus nos oferece!

Deus te abençoe!
Pr. Sérgio Luis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!