PESQUISA

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

COMO OBTER RESPOSTAS ÀS NOSSAS ORAÇÕES

                                        


COMO OBTER RESPOSTAS ÀS NOSSAS ORAÇÕES


1 João 3:21 e 22 - 21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; 22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.


Introdução

    A oração é uma prática central na busca espiritual, uma ponte que conecta a alma humana ao divino. Nesse intricado tecido de comunhão, a Bíblia nos oferece orientações preciosas sobre como aprimorar nossa abordagem à oração para experimentar respostas divinas mais impactantes. O apóstolo João, em suas palavras inspiradas, nos guia por uma jornada de confiança, pureza de coração, fé profunda e obediência, delineando os passos fundamentais para obter respostas às nossas orações. Vamos explorar esses princípios sagrados e desvendar os segredos da oração efetiva.

  1. Uma Consciência Limpa

Na versão Bíblia Viva, o versículo 21 se traduz assim:
No entanto, mui estimados amigos, se as nossas consciências estiverem limpas, podemos ir ao Senhor com segurança e confiança perfeitas,” (1 João 3:21).

O primeiro passo essencial para obtermos respostas às nossas orações é apresentarmo-nos diante de Deus com uma consciência limpa, livre da culpa do pecado, após tê-los confessados (1 João 1:9). A luta contra a culpa e o peso do pecado é uma batalha constante, e aprender com exemplos como o de Paulo nos orienta a manter uma boa consciência diante de Deus (Atos 23:1; Atos 24:16; 1 Timóteo 1:19).

O versículo de 1 João destaca a importância de uma consciência limpa para estabelecer confiança diante de Deus. O ato de confessar os pecados e buscar a pureza de coração é fundamental na jornada espiritual.


  1. Se Aproximar de Deus com Confiança

Voltando à tradução da Bíblia Viva, no versículo 21, o segundo passo se revela:
No entanto, mui estimados amigos, se as nossas consciências estiverem limpas, podemos ir ao Senhor com segurança e confiança perfeitas.

Depois de purificarmos a nossa consciência, ou seja, termos um coração limpo diante de Deus, devemos nos aproximar DELE com segurança e confiança perfeitas. Inspirados por passagens como Isaías 12:2 e Salmos 56:4 e 11, compreendemos que confiar em Deus nos proporciona segurança, permitindo-nos desfrutar de uma tranquilidade que transcende o medo.

O ato de se aproximar de Deus com confiança após purificar a consciência destaca a relação íntima e confiante que podemos ter com o Criador. As referências a Isaías e Salmos ressaltam a segurança que vem da confiança em Deus.


  1. Pedir com Fé: Crer que Vai Receber

Mateus 7:7 a 11 - 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á...

Deus, como um Pai amoroso, tem prazer em atender às nossas súplicas. Jesus nos encoraja a pedir em Seu nome, assegurando que nossos pedidos serão atendidos (João 14:13-14; João 16:23). No entanto, Tiago nos alerta sobre a importância de pedir com fé e coração correto, evitando pedidos egoístas (Tiago 4:2b e 3).

A ênfase nos ensinamentos de Jesus destaca a abertura de Deus para atender às nossas petições. No entanto, o alerta de Tiago ressalta a necessidade de um coração alinhado com os propósitos divinos ao fazer pedidos.


  1. Guardar os Mandamentos de Deus

I João 3: 23 e 24 - 23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.

A prática de guardar os mandamentos de Deus não é uma simples observância legalista, mas uma expressão de amor e obediência. Esta prática cotidiana manifesta o amor de Deus aos outros, tornando-se evidência tangível da obediência (1 João 3:23-24).

A obediência aos mandamentos de Deus é retratada como uma demonstração prática de fé e amor. A referência ao Espírito Santo destaca a ajuda divina na jornada de obediência.


  1. Agradar a Deus

Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Salmos 37:4 Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração.

A busca contínua por agradar a Deus é a culminação de uma jornada espiritual bem-sucedida. Deliciar-se no Senhor transforma os desejos do coração, alinhando-os aos propósitos divinos (Hebreus 11:6; Salmos 37:4).

Agradar a Deus é apresentado como resultado da fé e do deleite na presença divina. Os Salmos ressaltam a promessa de que Deus satisfará os desejos do coração daqueles que encontram alegria nEle.

Conclusão

    A jornada espiritual para obter respostas às nossas orações envolve uma consciência limpa, confiança, fé, obediência e a busca constante por agradar a Deus. Que estes princípios inspirem uma comunhão mais profunda e respostas divinas tangíveis em sua jornada espiritual.



Deus te abençoe!
Pastor Sérgio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!