PESQUISA

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

NA ADVERSIDADE, CONFIE EM DEUS

 

Assista esta mensagem, em:

https://www.youtube.com/watch?v=e47kjAKG01A&t=477s


NA ADVERSIDADE, CONFIE EM DEUS

Salmos 3:1 a 8

  

"1 SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2 São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. 3 Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. 5 Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. 6 Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. 7 Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. 8 Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.


INTRODUÇÃO


        Este é um salmo que Davi compôs, quando fugia da perseguição de seu filho Absalão, que tentava usurpar o seu trono. Este acontecimento é relatado em II Samuel "capítulos 15 a 18". A rebelião de Absalão gerou uma multidão de adversários que vinha de todos os lados para destruir a Davi. Esta era a adversidade que Davi expressa aqui no texto.

        Vamos nos aprofundar no Salmo 3 e descobrir através da experiência de Davi, como é possível viver confiantemente em Deus, mesmo em meios às nossas adversidades.


1 - A ADVERSIDADE DO SALMISTA


    Esta adversidade é claramente exposta nos versículos 1 e 2, quando Davi expressa o número dos adversários que se levantavam contra ele de todos os lados. Ele diz de seus adversários: "Tem crescido o número... São numerosos... São muitos".

        Os inimigos do salmista estavam se tornando mais numerosos do que nunca. A integridade física de Davi corria sérios riscos. E além disso, seu espírito estava sendo tão oprimido pelas zombarias dos seus adversários que consideravam que Davi não poderia ser ajudado por Deus. PORÉM TU, SENHOR... Assim inicia Davi o versículo 3. Aqui começa uma mudança tremenda na condição adversa em que o salmista se encontrava.

        Todas as vezes que os inimigos se levantarem contra você e disserem que o seu Deus não lhe trará salvação, faça a oração de reconhecimento de que Deus é o seu Ajudador. 


2 – DEUS É O NOSSO AJUDADOR.


        Porém tu, Senhor... Aqui Davi se lembra que em Deus ele pode encontrar toda a ajuda necessária para vencer a adversidade que estava atravessando. E, em meio a estas adversidades ele se lembra novamente de quem Deus é para ele:

        Estas são as maravilhosas declarações de Davi:

- Deus, é O Meu Escudo para me proteger; 

- Deus é A Minha Glória para restaurar minha dignidade,  

- Deus, é O Que Exalta a minha cabeça para me restaurar a coragem. 

- Deus, é O Que Responde minhas orações e me restaura a confiança.

        Aqui Davi começa a dar uma guinada na sua condição física. emocional e espiritual. Ele olha para a zombaria dos seus adversários e se sente afrontado por eles. Davi declara que o Seu Deus, o Seu Ajudador, lhe daria proteção, dignidade, coragem e confiança.

            Olhe para Deus agora e saiba que Ele é o Seu Ajudador!


3 - A CONFIANÇA RESTAURADA.


        Nos versos 5 e 6, já com a sua confiança restaurada, ele pode inclusive dizer, "Deito-me e pego no sono". A certeza de que Deus é o seu ajudador e protetor torna possível este sono. Quando acorda, percebe que foi Deus que o guardou e o sustentou. Com sua confiança aumentada por esta experiência, ele tem certeza de que nenhuma quantidade de inimigos pode amedrontá-lo.

        Mais um adversário, que geralmente se levanta em situações de adversidade, que é o  medo, acaba de ser vencido, porque a confiança do salmista é restaurada

        Tenha a sua confiança restaurada em Deus!


4 – ORAR COMO SE JÁ TIVESSE ACONTECIDO


        Levanta-te, Senhor! Esta é a frase inicial de Davi no versículo 7. Aqui o poder e o livramento de Deus são invocados através desta petição, quando o salmista busca intervenção divina. Pode estar sendo invocada a lembrança do que Deus fez em ocasiões anteriores ou ele está liberando uma palavra profética, crendo que aquilo que Ele clama, na verdade, já está manifesto nos céus. 

        Ore crendo que o que você pede a Deus, na verdade, já aconteceu!


CONCLUSÃO


        Em dias ou situações de adversidade, lembre-se que você pode colocar em Deus toda a sua confiança.

Veja mais, em: 

https://www.youtube.com/watch?v=e47kjAKG01A&t=477s

Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!