PESQUISA

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ATÉ QUANDO, SENHOR?

ATÉ QUANDO SENHOR?

Assista mensagem completa, em - https://www.youtube.com/watch?v=FkybCfeXGMs&t=323s


Salmos 13:1 a 6 - 1 Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?
2 Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo? 3 Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; 4 para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar. 5 No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. 6 Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

INTRODUÇÃO

As palavras “até quando?”, são uma pergunta em que há um misto de esperança e desespero num momento de intensa pressão pelo qual o salmista Davi estava passando. Acredita-se ter sido o Salmo 13 escrito por Davi após ter pecado com Bate-Seba. Aprendamos algumas lições a partir destas declarações do salmista.
I. RASGAR O CORAÇÃO PRA DEUS NÃO É PECADO Não há nenhum problema em nos apresentarmos a Deus da forma como Davi faz aqui no Salmo 13. Até porque ele e outros salmistas o fizeram em outras oportunidades.

Vejamos: a) Davi - Salmos 6:3 - Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?Salmos 35:17 - Até quando, Senhor, ficarás olhando? Livra-me a alma das violências deles; dos leões, a minha predileta

b) Asafe - Salmos 74:10 -  Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?Salmos 79:5Até quando, SENHOR? Será para sempre a tua ira? Arderá como fogo o teu zelo?

c) Etã - Salmos 89:46Até quando, SENHOR? Esconder-te-ás para sempre? Arderá a tua ira como fogo? 


d) Moisés - Salmos 90:13 - Volta-te, SENHOR! Até quando? Tem compaixão dos teus servos. 

e) Autor desconhecido - Salmos 94:3 - Até quando, SENHOR, os perversos, até quando exultarão os perversos?
Semelhantemente a Davi, os salmistas Asafe, Etã, Moisés e o autor do salmo 94, expuseram diante de DEUS seus mais sinceros sentimentos mediante as lutas e adversidades que estavam atravessando.

Mas, voltando ao Salmista Davi no Salmo 13, vamos identificar 4 aspectos do seu sofrimento.

II. QUATRO ASPECTOS DO SOFRIMENTO DE DAVI:
1. Solidão, porque Deus está esquecido dele;
2. Vergonha, porque parecendo que Deus não cuida dele transmite-lhe o sentimento da sua insignificância;
3. Desespero, porque ele é deixado aos seus próprios recursos, tão pobres para iludir os planos dos seus inimigos; 
4. Injustiça, porque os seus inimigos têm a vantagem e estão exaltados, enquanto que aquele que busca viver retamente como diante do Senhor acha-se abatido e destituído de poder.
III. O CLAMOR TRIPLO DE DAVI

1. Atenta para mim;
2. Responde-me as orações;
3. Alumia os meus olhos.
IV. A NOVA PERSPECTIVA DE DAVI
1. Senhor, confio na Tua graça
2. Senhor, meu coração se alegra em Tua salvação
3. Senhor, eu cantarei louvores a Ti

CONCLUSÃO

Não deixe que as circunstâncias da vida, roubem de você o prazer e a alegria em servir ao Senhor. Permaneça firme e continue confiando em Deus, Apresente a Ele os seus "Até quando?" e Ele responderá suas orações.
Deus te abençoe!
Pastor Sérgio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!