PESQUISA

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

EVIDÊNCIAS DE UMA FÉ GENUÍNA

EVIDÊNCIAS DE UMA FÉ GENUÍNA

Texto: Salmos 16


INTRODUÇÃO

Alguns definem este salmo 16 como um “poema de ouro”. E é considerado uma das “pedras preciosas” do Saltério. 

O Salmo 16 é atribuído a Davi, por dois personagens importantíssimos do Novo Testamento. Em suas pregações, Pedro e Paulo, citam trechos proféticos deste Salmo que fazem referência ao Messias. Veja:

Pedro afirma, em Atos 2.25:

“Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado.” (Continua versos 26 a 29)

Paulo afirma, em Atos 13.35 e 36:

“35 Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. 36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.” 


Vejamos a partir deste salmo de Davi, marcas genuínas de uma fé inabalável.


I. AS MARCAS DA FÉ DE UM CRISTÃO (1-4) 

1) Deposita em Deus toda a sua confiança 

V. 1 - Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. 

2) Reconhece que em Deus está toda sua suficiência 

V. 2 - Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.

3) Se relaciona com aqueles que temem a Deus 

- (VIVA) V.3 - Eu sinto prazer na companhia das pessoas que obedecem a Deus; eles sim, são gente nobre e digna de respeito.

- (NTLH) V. 3 - Como são admiráveis as pessoas que se dedicam a Deus! O meu maior prazer é estar na companhia delas.

- I João 3.14 -  Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. 

4) Foge da Idolatria

- V. 4 - Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome. 

- I Coríntios 10:14 - Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 

- I João 5.21 -  Filhinhos, guardai-vos dos ídolos


II. AS BÊNÇÃOS PRESENTES NA VIDA DE UM CRISTÃO (5-8) 

1) Tem um coração satisfeito 

- V. 5,6 - 5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. 6 Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança

- (NTLH) V. 5,6 - 5 "Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida." 6 Como são boas as bênçãos que me dás! Como são maravilhosas!

2) Recebe Conselho e Correção

 - V.7 - Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. 

- (KJA) Provérbios 20:18 - Os planos realizados mediante sábios conselhos têm bom êxito; mesmo na guerra é necessário uma boa estratégia.

3) Desfruta segurança 

- V.8 - O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado

Salmos 73:26 - Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. 

Salmos 62:6 - Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado


III. AS PERSPECTIVAS NA VIDA DO CRISTÃO (9-11) 

1) Não terá medo da morte 

- V.9,10 – 9 Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. 10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

2) A revelação dos planos e propósitos de Deus 

V.11a -  Tu me farás ver os caminhos da vida;

3) Perpétua alegria na presença de Deus 

V.11b - na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. 


CONCLUSÃO

Nesta, que é uma das mais belas canções de Davi, onde pudemos encontrar referências proféticas em relação ao Messias, tivemos o privilégio de extrair princípios básicos que podem reger a nossa caminhada de fé aqui na terra.

Que através deste aprendizado, sejamos encorajados a prosseguir vencendo o desânimo e as adversidades, crendo que, no final de tudo, desfrutaremos do melhor de Deus para as nossas vidas.


Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!