PESQUISA

sexta-feira, 17 de julho de 2020

LIMPOS PELA PALAVRA - PARTE I

LIMPOS PELA PALAVRA - PARTE I
(João 15:1-8)

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

    Como varas na videira, se não dermos fruto, seremos cortados e lançados no fogo para que sejamos queimados. Mas, se dermos fruto, seremos limpos para que possamos dar muito mais frutos. Quem cuida das varas é o viticultor/agricultor, o dono da vinha. Somos propriedades do agricultor ligados à videira verdadeira, que é Jesus. Jesus deixou bem claro que devemos permanecer ligados a ele para que possamos dar frutos, se assim não for, tornar-nos-emos infrutíferos, servindo apenas para o fogo.

Meditando neste texto, poderíamos discorrer sobre vários temas, tais como: "A necessidade de dar frutos"; "Permanecermos ligados em Cristo", etc. Mas, algo mais me chama a atenção, que é quando Jesus diz: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado". Isto ele estava dizendo para seus discípulos. A palavra "limpos" neste texto é a palavra grega "katharos", que segundo o dicionário de Strong, significa:

1) limpo, puro, purificado pelo fogo;
1a) numa comparação, como uma vinha limpa pela poda e bem preparado para carregar de frutas;
1b) num sentido levítico: limpar, o uso do que não é proibido, que não torna impuro
1c) eticamente: livre de desejo corrupto, de pecado e culpa; livre de qualquer mistura com o que é falso; genuíno, sincero; sem culpa, inocente, limpo de culpa de algo.

    Jesus estava dizendo para seus discípulos e, para todos que hoje o seguem com integridade, que Sua Palavra tem o poder de nos limpar em todas as áreas da vida: física, emocional, moral e espiritual. Que coisa maravilhosa!

    Entenda bem, não estou afirmando que isso diz respeito a todos que, hoje, 'se dizem crentes', mas sim, a todos que 'andam em integridade com Ele'. Integridade significa ser dele inteiramente, ser dele por inteiro e não pela metade ou em partes. 

👉      Ou somos de Cristo ou não somos. Ou pertencemos ao agricultor ou não pertencemos. Ou estamos ligados a videira ou não estamos.

    Não existe meio termo na vida cristã. É como a declaração do Apóstolo Paulo, em Gálatas 2:20:

"Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim."

    Não existe outro meio pelo qual importa que sejamos limpos a não ser pela Palavra  de Deus revelada. Ele falava face a face com seus discípulos e fala face a face conosco hoje, também. Assim, como, Ele ensinava aos seus discípulos Ele continua nos ensinando hoje. 
👉    Limpeza, pureza, purificação, poda, santidade, separação e inocência, somente em Cristo e através de Sua palavra.

    Ele nos afirma que se permanecermos Nele, permaneceremos limpos e aptos a darmos muito mais frutos para a glória de Deus e, seremos seus discípulos. E mais, estas palavras do Mestre nos revelam que sem Ele não podemos fazer nada, absolutamente nada, que esteja dentro do seu propósito para conosco. Enquanto Ele vai nos limpando, automaticamente vamos crescendo e dando frutos excelentes.

    Agora, que fique bem claro, que uma vida inteiramente ligada à Videira Verdadeira, nos leva além da palavra revelada, fazendo-nos buscar o auxílio da oração e do jejum. Os apóstolos disseram em, Atos dos Apóstolos 6.4:
"Quanto a nós, nos devotaremos à oração e ao ministério da Palavra"
    Jesus  também, disse: Vigiai e orai para que não entreis em tentação. Vigilância tem a ver com o conhecimento da palavra revelada para que, a mesma, seja posta em prática.

No Eterno,
Vosso Conservo,
Sérgio Luis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!