PESQUISA

terça-feira, 7 de julho de 2020

A DÚVIDA É ADVERSÁRIA DA FÉ

A DÚVIDA É ADVERSÁRIA DA FÉ

Mateus14:31 - ​E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 




INTRODUÇÃO
"Oh! Por que duvidar, Sobre as ondas do mar..."

Assim começa o hino, "Sobre as Ondas do Mar" da Harpa Cristã. Esta marcante e belíssima canção entoada nas igrejas evangélicas há anos, traduz muito bem nossa batalha diária contra a maior adversária da nossa fé: "a dúvida".

Em, Mateus capítulo 14, dos versos 22 ao 33, temos o relato de Pedro pedindo a Jesus para que pudesse ir até Ele caminhando sobre as águas da mesma forma que viu o Seu Mestre fazer. Naquele instante, Pedro, cheio de fé, começa a caminhar sobre as águas mediante o convite de Jesus. Mas, no meio do caminho Pedro começa a afundar por haver colocado sua atenção na força do vento e não em Jesus. 

O que aconteceu foi que Pedro deixou a dúvida entrar em seu coração e, tomado pelo medo, viu a sua fé sendo vencida. Quantas vezes, não estamos assim, cheios de fé e confiantes, mas de repente, deixamos a dúvida entrar e não vemos a nossa fé prevalecer.

Através desta conhecida passagem bíblica aprenderemos alguns princípios que poderão nos ajudar a vencermos esta batalha contra a  adversária nossa fé, a dúvida.
  
I - A dúvida nos faz tirar os olhos de Cristo

Mateus 14:28 - Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.

Pedro queria ir até Jesus andando por sobre as águas para comprovar se, de fato, aquele que andava por sobre as águas era Jesus. Jesus, então, o convida e Pedro começa a caminhar. Ele começa a experimentar o milagre, viver o milagre. Que emoção deve ter tido Pedro naquele momento. Uau! Quem não gostaria de passar por sobrenatural experiência, ainda mais, com o próprio Cristo!!!

Mas, de repente, algo acontece! Surge um ataque contra a fé de Pedro. E este começa a submergir e gritar desesperadamente: "Salva-me, Senhor!"

Mateus 14:30 - Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!


O que teria acontecido com Pedro, o homem cheio de fé, que estava caminhando sobre as águas, agora começasse a afundar e gritar desesperadamente por socorro? O texto diz que Pedro começou a reparar, na força do vento.

De acordo com o dicionário de Strong, a palavra reparar neste versículo, é a palavra grega "βλεπω - blepo", que significa: ver ou discernir, através do olho como órgão da visão. Ou seja,  voltar os pensamentos ou dirigir a mente para uma coisa que lhe prenda a atenção. 

Quando Pedro começa a olhar, reparar, sentir a força do vento, automaticamente, ele tira os olhos de Jesus e é tomado de medo. Pedro começou a sentir o vento e esqueceu-se de Cristo. A dúvida focaliza nossa atenção em ou­tras coisas, quando só devíamos olhar para Jesus.

Hebreus 12:2a - "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...

Seja qual for a situação, jamais tire os olhos de Jesus, pois Ele é o "Autor e Consumador" da nossa fé. Foi Ele quem criou a fé em nós e é Ele que vai fazer com que ela seja ativada em todos os momentos em que precisarmos dela.   Se olharmos para as dificuldades, pere­ceremos. Afundaremos e não veremos o milagre se concretizar.

II. Quando tiramos os olhos de Cristo, a dúvida faz o medo nos paralisar


 O medo fez com que Pedro começasse a afundar. O medo é paralisante. Quantas pessoas não avançaram, deixando de conquistar seus objetivos por causa do medo. O medo muitas vezes não é somente paralisante, mas também aterrorizante. Só quem crê, quem tem fé, pode ter confiança, coragem e ousadia para prosseguir e conquistar seus objetivos sejam eles quais forem.

O medo está diretamente ligado à dúvida e não à fé. A fé sempre nos conduz a atitudes corajosas e ousadas, ao desejo de alcançar e conquistar.

Quem está confiando em Jesus, nada teme. Há várias referências nas Escrituras nos orientando a não temermos. Quero citar apenas duas:

Salmos 23:4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.


1 João 4:18 - ​No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor



Não devemos temer em momento algum, porque Jesus, o perfeito amor que lança fora todo o medo, sempre estará conosco. "Oh, por que duvidar?"

III. A dúvida coloca-nos em situações de perigo

A dúvida levou Pedro a ter medo. O medo levou Pedro a afundar. Quando duvidamos, ficamos com medo e começamos a afundar, a naufragar na nossa fé. Isso é perigoso! Se o socorro de Jesus, ao ouvir o clamor desesperado de Pedro, não o socorresse, ele teria afundado completamente. Muitas vezes ao darmos lugar à dúvida, colocamo-nos em situação de perigo. Sempre que a dúvida vier, seja firme e não deixe ela prevalecer. O Senhor te encherá de ousadia e intrepidez, e medo algum vencerá você. 

Não alimente a dúvida, você não precisa dela. Alimente da fé, pois ela te fortalecerá a prosseguir na caminhada e não retroceder jamais. A fé te conduzirá a lugares inatingíveis, inacessíveis, onde você poderá experimentar o que poucos têm experimentado.

 IV. Coloque a sua fé em Jesus e Ele cuidará de você

Salmos 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.



Colocar a fé em Jesus é se abandonar em seus braços, confiando que Nele, tudo o que precisamos já nos foi providenciado. Se entregue, confie e todas as tuas necessidades serão supridas.

CONCLUSÃO

Vá até Jesus, caminhando sobre as águas, sempre com o olhos fitos Nele, e não haverá lugar para a dúvida, que gera o medo, que faz afundar a fé.

Jesus estará sempre com os braços estendidos pra te ajudar quando o mar estiver revolto. Ele está com os braços abertos agora para te acolher com o Seu amor.




Deus te abençoe!
Pastor Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!