PESQUISA

terça-feira, 30 de junho de 2020

JESUS, A PROFUNDA COMPAIXÃO QUE CURA A ALMA FERIDA


JESUS: A PROFUNDA COMPAIXÃO QUE CURA A ALMA 

FERIDA

Marcos 1.40 a 45 - 40 Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43 Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele. 
INTRODUÇÃO

No período Neotestamentário, a lepra não era tratável nem curável. Um diagnóstico de lepra significava o fim para o enfermo. Este era tratado como imundo, sendo até mesmo privado dos relacionamentos interpessoais, inclusive do relacionamento com seus familiares. A condição era de isolamento social total, chegando ao ponto de ter que abrir mão de seus bens e propriedades, não podendo mais usufruir dos mesmos. O enfermo era levado para lugares distantes, longe o bastante de qualquer contato com outras pessoas, por causa do poder de contágio da lepra. Isso afetava, inclusive, sua vida espiritual, pois ficava proibido de entrar no templo para orar e oferecer sacrifícios a Deus.
A lepra era uma enfermidade física que levava o seu portador a enfermar emocionalmente, haja visto, estar isolado e proibido de qualquer convívio no âmbito social. Nós somos e fomos criados como seres relacionais. Precisamos de relacionamentos, do convívio com nossos semelhantes. Isso faz parte da natureza humana. Necessitamos falar, ouvir, tocar, sentir. Agora, imagine alguém ser privado deste relacionamento. Se coloque no lugar deste leproso e tente imaginar como você se sentiria. 

O leproso, não sabemos por quanto tempo esteve enfermo, vê diante dele não somente uma oportunidade de ser curado fisicamente, mas também de ser curado emocionalmente. Era, não somente, "uma oportunidade", mas "a oportunidade da sua vida". O que ele faz, então? Continua lamentando seu sofrimento? Não! Ele decide ir em busca da CURA que vinha ao seu encontro,e esta CURA se chama Jesus. Alguns elementos importantes faziam parte deste milagre. E você, o que vai fazer para receber a sua cura? Que tal seguirmos o exemplo deste leproso? Eu convido você agora, a dar um mergulho profundo nas Escrituras e encontrar nela um tesouro precioso que te ajudará a vencer as feridas da sua alma. Venha comigo!
  1. TENHA UMA FÉ ATIVA E CONTAGIANTE
Marcos 1:40 - “se queres, podes purificar-me”. 
Jesus ao sair de Cafarnaum percorre toda a região da Galiléia, pregando o evangelho do reino e expulsando demônios. De repente, ele encontra um homem leproso. Este foi o encontro que mudou a vida deste leproso. O leproso não poderia entrar na cidade para encontrar Jesus, pois corria o risco de receber insultos e cusparadas, de pessoas bradariam em alta voz: "imundo, imundo!".
Ao encontrar Jesus, ou ser encontrado por Jesus, aquele homem coloca sua fé em ação
Hebreus 11:1 e 6 - 1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêm. 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 
Ao olhar pra Jesus ele percebe que não estava diante de qualquer pessoa, mas diante dele estava a pessoa que poderia mudar completamente sua vida. Poderia curá-lo não somente da lepra física, mas também da emocional. Todo leproso era tratado como imundo, consequentemente sentir-se-ia imundo. Com certeza, não tinha ele a necessidade de que alguém de que o lembram-se disso sempre que o vissem . 
Aquele encontro foi a oportunidade de colocar sua fé em ação. Ele estava diante de alguém que manifestava uma virtude e uma pureza que contrastavam com sua condição de impureza física e emocional. A sua fé fez com que estando diante de alguém tão puro, ele acreditasse que poderia curado. Então ele faz esta declaração ousada que abriu a porta para que sua cura fosse manifesta:  “se queres, podes purificar-me”. 
Isto não era um questionamento, mas sim, uma fé prática e contagiante sendo ativada. Ele, com sua fé, estava dizendo que se submeteria a vontade de Deus e não duvidou do seu poder.
Eu não sei qual a sua enfermidade, se física ou emocional, ou quem sabe, ambas. Te aconselho não ficar lamentando-as, mesmo que lhes sejam dolorosas, mas convido você a se submeter a vontade de Deus, reconhecendo o seu poder e colocando a sua fé em ação. Quando se aproximar de Jesus, faça como este homem. 

Caso esteja enfermo física e emocionalmente, não se acomode e coloque sua fé em ação. Quando você colocar sua fé em ação, Jesus será atraído até você e manifestará o que há de mais gracioso em sua essência e caráter, que é a sua profunda compaixão.

      2. RECEBA O TOQUE DA PROFUNDA COMPAIXÃO DE JESUS
Marcos 1:41a - “Jesus, profundamente compadecido estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: quero, fica limpo
Quando Jesus olha para aquele homem leproso é tomado de uma profunda compaixão, por causa da fé contagiante dele. Isso faz com que Jesus responda ao seu anseio, reagindo com um toque que mudaria a história daquele leproso. A resposta veio não somente com palavras, mas com atitude. Antes de confirmar que queria curá-lo, Jesus faz algo que era muito mais importante para aquele homem. Jesus o toca, quando homem algum o tocaria. Jesus faz aquilo que os homens não poderiam fazer por ele. 
Aquele toque foi proposital. Ele tinha o objetivo de curar não o físico, mas o emocional daquele homem. Como isso foi importante para o leproso. Toda solidão e desprezo que aquele homem sofria,  acaba quando ele encontra alguém que lhe dá atenção que ele precisava. O toque de Jesus era desinteressado no sentido de que aquele homem nada tinha pra lhe oferecer. Era a mais pura manifestação daquele que é a PROFUNDA COMPAIXÃO que precisamos todos os dias. Jesus vai muito além de nossas expectativas e nos surpreende sempre. Ele nos dá aquilo que nem sabemos que precisamos. Um toque de profunda compaixão talvez seja a maior e melhor resposta que precisamos quando a nossa alma encontra-se ferida
Um único toque da profunda compaixão de Jesus, cura não somente o corpo, mas principalmente, a nossa alma. 
O maior milagre que precisamos é de que alguém consiga enxergar nossas dores invisíveis, aquelas que estão no mais profundo do nosso ser. E isso, só Jesus consegue fazer. A cura da lepra foi uma cura visível, enquanto que a cura da sua alma, que ninguém sabia que estava enferma, foi invisível e somente Jesus poderia operá-la.
Experimente a cura invisível do Senhor Jesus em sua alma ferida. Receba hoje, o toque do incondicional amor do Senhor e de sua profunda compaixão. Esta profunda compaixão vai produzir uma cura que não tardará, mas será imediata.

      3. RECEBA A CURA IMEDIATA EM SUA ALMA
Marcos 1:42 - “no mesmo instante lhe desapareceu a lepra e ficou limpo
Na hora certa e de forma imediata a cura alcança o leproso, como consequência de sua fé contagiante e do toque de profunda compaixão de Jesus. Às vezes nos questionamos porque tardam as respostas de nossas orações? Talvez a resposta seja encontrada no fato que muitas de nossas orações não são acompanhadas de uma fé ativa e contagiante. Devemos orar cheios de fé, crendo que aquilo que pedimos já aconteceu mesmo antes de ter acontecido. 
Jesus ordena àquele homem ir ao templo apresentar-se ao sacerdote e fazer uma oferta de agradecimento por sua cura como testemunho para todo o povo. 
Aquele homem foi tomada de uma alegria transbordante e contagiante, que mesmo sendo advertido por Jesus para não contar nada a ninguém o que havia acontecido, entrou na cidade onde não podia entrar e compartilhou com todos o que Jesus lhe havia feito com ele.
Agora, uma alma cheia de feridas e dores, que passou por tanto desprezo e rejeição, sofrendo todo tipo de humilhação, começa a desfrutar de uma alegria indizível. Uma alma curada tem o prazer de conviver com as pessoas e dar testemunho a respeito da profunda compaixão que a curou.

CONCLUSÃO

Se você se encontra ferido em sua alma, ore com fé, de forma a crer que encontrarás a profunda compaixão, Jesus, e ele trará a cura que você precisa.

Deus te abençoe!
Pr. Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!