(João 3:1-21)
Marcos 16: 16. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
O que fazer após alcançar a salvação, mediante a fé em Cristo Jesus e o batismo nas águas? Creio seja esta a pergunta de muitas pessoas que fazem uma aliança com Cristo.
Algumas respostas para este questionamento:
Primeiro, preciso entender que, como salvo, torno-me uma nova criatura.
2 Coríntios 5: 17. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Segundo, que como nova criatura, recebo o poder de ser feito e chamado filho de Deus.
João 1:10-13 - 10. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
I João 3:1,2 - 1. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
Terceiro, que como filho de Deus, tenho a promessa da vida eterna.
I João 2:25 - E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.
Quarto, que como nova criatura e filho de Deus, tendo a certeza da promessa da vida eterna, eu já venci o mundo.
I João 5:1 a 4 - 1. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. 3. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, 4. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Como salvo sou uma nova criatura, tornei-me filho de Deus, com a promessa da vida eterna e vencido mundo. Uau!!! Glória a Deus!!! Que tremendo é isso!!!
Sim, mas o que fazer com tudo isso? O que fazer após ser salvo? Devo cruzar meus braços e desfrutar de todas estas coisas sentado no banco de uma igreja, aguardando o retorno de Cristo para arrebatar a sua igreja? Absolutamente, não!!!
Então, o que devo fazer com todas estas revelações? E, agora?
Tenho que "desenvolver a minha salvação com temor e tremor", conforme Paulo nos orienta em:
Filipenses 2: 12. Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
Há um modelo pronto a ser seguido
Há um modelo, que sugiro, devamos seguir. É o modelo exemplar da igreja primitiva.
Desenvolver de graça e, cheio de graça, o que pela graça recebemos, A SALVAÇÃO.
Eis o modelo!
Atos dos Apóstolos 2: 37. Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. 42. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47. louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
a - Perseverar em aprender e praticar a Palavra de Deus;
b - Perseverar na comunhão;
c - Perseverar no partir do pão;
d - Perseverar na oração;
e - Perseverar no temor do Senhor para que os milagres, sinais e prodígios, sejam constantes na igreja;
f - Perseverar em permanecer unido ao corpo de Cristo, a Sua igreja;
g - Perseverar em ser generoso, compartilhando os bens para que não haja necessitado na igreja.
Em momento algum está evidenciado no texto de Atos apego a denominação, estrutura, títulos... O que o texto deixa bem claro, e não há como negar, é que o desenvolvimento da nossa salvação "até que Ele venha", é a vida comum do Corpo de Cristo. Relacionamentos para aprender e ensinar, dar e receber (bens e afetividade), encorajar e ser encorajado, unir e ser unido, orar e receber oração, etc.
Pratiquemos todas estas coisas e aguardemos confiadamente o Grande Dia do Senhor!
Como dizem as Sagradas Escrituras : Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo!!!
Pr. Sérgio Luis.
Outras mensagens em: https://www.youtube.com/channel/UCBp4Nji7WQcUX_2NkjHHi4g?view_as=subscriber
Outras mensagens em: https://www.youtube.com/channel/UCBp4Nji7WQcUX_2NkjHHi4g?view_as=subscriber
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!