PESQUISA

quarta-feira, 20 de maio de 2020


O DEUS QUE NOS APERFEIÇOA - YouTube
DEUS NOS APERFEIÇOA  EM MEIO AOS SOFRIMENTOS

1 Pedro 4:12 e 13 - 12 ​Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 ​pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

📌Assista na íntegra, em: https://www.youtube.com/watch?v=EeCtDli7fnc&t=106s  -  Visite e se inscreva

INTRODUÇÃO

O Apóstolo Pedro em toda a epístola escreve aos cristãos perseguidos da Dispersão exortando-os e animando-os para que não esmorecessem em meios as provas que estavam passando. Aqui, ele se refere a estas provas como um fogo ardente, que não lhes devia causar espanto, mas uma alegria  a ser desfrutada pelo povo de Deus, alegria esta que era ser coparticipante dos sofrimento de Cristo.

Caminhando para o final da epístola, encontramos no capítulo 5, versículo 10, a seguinte citação do Apóstolo Pedro, da qual nos objetivamos extrair princípios fundamentais para entendermos o processo de aperfeiçoamento do nosso homem interior. Eu convido você a um tempo de deleite nas tão sublimes e fortalecedoras palavras enviadas aos irmãos perseguidos da Dispersão, que nos são tão atuais. Me acompanhe:

"I Pe. 5:10 - ​Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar."

I. ANTES É PRECISO CONHECER A DEUS

A. ELE É O DEUS DE TODA A GRAÇA... (5.10a). Em meio aos sofrimentos Pedro nos alerta a que estamos na dependência do Deus de toda a graça. 

B. ELE É O DEUS QUE... em Cristo vos chamou a sua eterna glória (5.10b). Deus nos escolheu por sua graça, para que, em Cristo, ao reconhecê-lo como Senhor e Salvador desfrutemos de sua eterna glória.

C. ELE É O DEUS QUE PERMITE O NOSSO SOFRIMENTO (5.10c). Depois de terdes sofrido por um pouco.



O sofrimento humano, por mais profundo e demorado, sob a perspectiva da eternidade é pequeno, leve e momentâneo. O apóstolo Paulo expressa essa mesma ideia ao declarar:

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação".
(2 Coríntios 4.17).

Deus permite o sofrimento por breve tempo para nos fortalecer; para que a sua glória seja realçada em nós. 

D. ELE É O DEUS QUE FORJA O NOSSO CARÁTER ... ele mesmo vos há de aperfeiçoar; firmar, fortificar e fundamentar (5.10d).

As provações constroem o caráter cristão, o seu homem interior, e fortalecem a sua alma. Esse fogo ardente da aflição tem o objetivo de nos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 

II. O PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DO HOMEM INTERIOR

A. APERFEIÇOAR - A palavra grega kartarizein, “aperfeiçoar”, é “consertar as redes”. Pelas provações, Deus repara nossas brechas. Essa palavra significa prover aquilo que falta, remendar o que está roto, repor uma parte que está faltando. Se humildemente aceitarmos o sofrimento, através dele pode-nos ser providenciado aquilo que está faltando em nosso caráter.

B. FIRMAR - A palavra grega sterixein, “firmar”, significa fixar com firmeza, prender firmemente, tornar tão firme como uma rocha. Deus permite as provas para que nós cristãos tenhamos uma consistência semelhante a de uma rocha, e não como a areia. O sofrimento, quando acolhido com discernimento, produz-nos firmeza e fortalecimento, emocional.

C. FORTIFICAR - A palavra grega sthenoun, “fortificar”, significa encher de força. Deus nos dá forças para lidar com com as exigências da vida. É necessário disciplina e sacrifício no processo de fortificação do caráter.

D. FUNDAMENTAR - A palavra grega themelioun, “fundamentar”, significa colocar os fundamentos, lançar um alicerce sólido, ou seja, construir sobre a ROCHA FIRME. Quando encaramos o sofrimento, somos fundamentados nos alicerces da nossa fé.

Que Deus em sua infinita bondade e graça, fortaleça o seu homem interior em meio às lutas e sofrimentos que você tem atravessado.

Pr. Sérgio Luis.


📌Assista na íntegra, em: https://www.youtube.com/watch?v=EeCtDli7fnc&t=106s  -  Visite e se inscreva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!