PESQUISA

quinta-feira, 28 de maio de 2020

VENCENDO AS AFLIÇÕES DESTE MUNDO




VENCENDO AS AFLIÇÕES DESTE MUNDO
Assista o video, em:https://www.youtube.com/watch?v=XTQdCRnQkhc


Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundoJoão 16:33 


KEEP CALM ELE VENCEU O MUNDO Poster | lucasagostinho18 | Keep Calm ...INTRODUÇÃO 

Como cristãos e verdadeiros discípulos de Jesus, sabemos que continuamente estaremos travando uma incansável e ferrenha guerra espiritual contra este mundo que jaz no maligno e, é totalmente organizado contra tudo o que pertence a Deus. Ele opera em todas as áreas da sociedade rejeitando a Cristo, as Escrituras e aos seus seguidores. Paralelamente a esta guerra, enchemo-nos de bom ânimo (Gr. θαρσεω tharseo - muita coragem) crendo que uma vida de comunhão plena com Cristo gere a paz e o consolo que necessitamos no dia a dia, por estarmos unidos a Ele, por intermédio de uma aliança inquebrável consolidada na cruz.

No versículo supracitado, Jesus resume com precisão, o extensivo sermão dado aos seus discípulos que compreende os capítulos 14 a 16 do Evangelho de João. Jesus culmina o sermão trazendo a consciência da batalha espiritual a ser enfrentada por seus discípulos, mas lembrando-lhes que que Ele já havia vencido. O que lhes cabia nesta guerra era ter bom ânimo, muita coragem.

I. O QUE SÃO AS AFLIÇÕES?

Para "aflição", neste versículo 31 do capítulo 16 de João, é empregada a palavra grega (θλιψις thlipsis), que significa, literalmente: "ato de prensar, imprensar, pressão". Metaforicamente, seria uma opressão, uma tribulação, uma angústia, alguns dilemas. Situações estas que pressionam o espírito,  levando as pessoas a este estado de aflição. Alguns chegam a um padecimento físico, sentindo-se atormentados. É como se estivessem sendo torturados e levados a um estado de agonia, ao ponto de perderem a paz. O que leva alguns a tomadas de decisões precipitadas ou, até mesmo, desistirem e retrocederem, tendo um saldo final negativo.

II. AS AFLIÇÕES SÃO INERENTES À VIDA CRISTÃ



Salmos 34:19 - ​Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.

É infantilidade ou inocência, um cristão pensar que não passaria por aflições. Que ao ter feito uma aliança com Jesus, a partir de então, estaria vivendo no paraíso. 
Se avaliarmos todas as palavras de Jesus dirigidas aos seus discípulos a respeito do caminhar com Ele, não vamos encontrar em tais declarações, algo do tipo: "Se você andar comigo você vai enriquecer... vai ficar famoso... nunca mais terá problemas... viverá o paraíso na terra". Na verdade, o que vamos encontrar é o preço a ser pago para caminhar com Ele. Senão, vejamos: "sereis odiados e perseguidos por causa do meu nome... vos envio como ovelhas para o meio dos lobos... neguem a si mesmos e carreguem sua cruz... quem não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo...". 
Mas, em meio às muitas aflições, ser-nos-á oferecido gratuitamente o livramento divino. Deus promete que nos livrará de todas as aflições. Deus nos oferece esse livramento para provar o seu amor para conosco. Estejamos conscientes, como cristãos maduros, de que não estamos no paraíso, mas estamos no mundo que jaz no maligno. O príncipe deste mundo deseja, e não poupa esforços para isso, a destruição daqueles que amam a Deus. Mas, conforme as promessas do Messias, já entramos na batalha com a certeza da vitória.

III. DEVEMOS SUPORTAR AS AFLIÇÕES

2 Timóteo 4:5 - Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

Já estamos bem conscientizados, conforme ensinado anteriormente, a respeito do que são as aflições e que elas são inerentes à vida daquele que decidiu caminhar com Cristo. Precisamos aprender, a partir de então, a como lidar com elas. E, o primeiro passo, é aprender a suportá-las. Paulo diz, em II Timóteo 3:12, "que aqueles que quisessem viver piedosamente em Cristo seriam perseguidos". Não devemos abrir mão de nossas convicções. Ao contrário, devemos nos dispor a suportar as aflições por desejarmos refletir a imagem de Cristo em nós.  
A expressão "suporta as aflições", tem origem na palavra grega, "κακοπαθεω kakopatheo", que significa: sofrimento que procede do mal. Paulo usa esta palavra por três vezes sendo todas encontradas aqui em II Timóteo: "Participa dos meus sofrimentos" (2:3); "sofrendo algemas" (2:9); "suporta as aflições" (4:5). 

Quão glorioso é para um cristão verdadeiro, ter o privilégio de passar pelas mesmas aflições e sofrimentos que Cristo passou e poder suportá-las, ousada e corajosamente, como o fez o Nosso Senhor. Esse era o sentimento de Paulo, que sabia também, que o seu chamado incluía preencher o que restava das aflições de Cristo em favor de Sua igreja.

IV. DEVEMOS PREENCHER O RESTANTE DAS AFLIÇÕES DE CRISTO

Colossense 1:24 - Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;

Preencher significa, segundo a origem do termo grego "ανταναπληροω antanapleroo", encher até completar. E aqui, em Colossenses 1.24, segundo D. L. Moody, o sentido é: "que eu faça a minha parte para completar as aflições de Cristo em favor da igreja, retribuindo os benefícios que Cristo me conferiu ao suportar a medida das aflições colocadas sobre mim".

De acordo com este pensamento, todo cristão deveria fazer a sua parte, preenchendo o que resta das aflições de Cristo, em favor da igreja, como uma retribuição pelas aflições que o próprio Cristo suportou em seu lugar. O que Ele fez  por mim, devo eu então fazer pela sua igreja, de uma forma plena. Isto significa, estar disposto a alegremente sofrer as mesmas aflições que Ele sofreu pela igreja.

V. DEVEMOS PEDIR A AJUDA DE DEUS  NO MEIO DAS AFLIÇÕES

Salmos 25:18- ​Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados.

Passaremos por aflições neste mundo, sabendo que elas são muitas e que devemos suportá-las, chegando ao ponto de, até mesmo, preencher o restante das aflições de Cristo. Como isso tremendo e glorioso! Mas, sabemos que nem sempre encontraremos forças suficientes, ou seja, aquela coragem e ousadia recomendadas por Jesus. O que fazer nestes momentos? É simples! Devemos recorrer Àquele que já venceu, clamando por seu socorro, solicitando que volte os seus olhos para nós e nos ajude. Quando chegarmos neste ponto, não exitemos em clamarmos por sua ajuda, como o fez o salmista.

VI. DEUS NOS LIVRA DE TODAS AFLIÇÕES

Atos 7:9 e 10 - 9 Os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele, 10 e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real.


Esta é uma certeza que devemos ter: Deus nos livra de todas as aflições! Assim como Deus livrou José de todas as suas aflições, causadas pela inveja dos seus irmãos que o venderam, Ele fará o mesmo por mim e por você. E quando Deus traz o livramento, este livramento vem acompanhado das bênçãos do Senhor. Sempre haverá uma recompensa para aqueles que compreendem que o passar pelas aflições faz parte de um projeto maior de Deus. Que ao final destas aflições, se nos portarmos como verdadeiros cristãos, Deus será conosco nos dando graça e sabedoria, ou aquilo que nos seja necessário para o cumprimento de Seu propósito em nós. No caso de José, era o propósito era estabelecê-lo como governador do Egito, para que o Deus de José fosse glorificado.

CONCLUSÃO

A sua fidelidade a Deus no meio das provações redundará em bênçãos sem medida, culminando sempre com o cumprimento do propósito Dele em você e através de você. Não abra a sua boca para murmurar, mas discirna, como um cristão verdadeiro e discípulo aprovado de Cristo, o propósito maior por detrás de todas as aflições que você está passando. Tenha bom ânimo. Ele já venceu!

Deus te abençoe!

                   Assista o video, em:https://www.youtube.com/watch?v=XTQdCRnQkhc

Pr. Sérgio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!