PESQUISA

quarta-feira, 3 de junho de 2020

A ORAÇÃO INCESSANTE TRAZ LIBERTAÇÃO

A ORAÇÃO INCESSANTE TRAZ LIBERTAÇÃO


Atos 12:1 a 5 - 1 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 e matou à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.) 4 E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa. 5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.

INTRODUÇÃO

Este é o terceiro ataque contra a igreja. O primeiro ataque foi dos saduceus. Depois veio o ataque dos fariseus. E agora, este terceiro ataque, vem dos romanos. A igreja nunca teve descanso, pois as portas do inferno tem se levantado contra desde os seus primórdios até hoje. Estes ataques jamais cessarão. Precisamos nos conscientizar disso. Mas, as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor.

1. Qual o quadro apresentado por Lucas?

Havia uma perseguição com caráter político e  religioso, contra a igreja. A igreja que outrora, gozava da simpatia de todo o povo, se vê agora, debaixo da tirania de Herodes, que objetivava com a sua perseguição ter o apoio dos políticos e religiosos da época. Isso o levou a não medir esforços na sua perseguição contra a igreja.

2. Quais foram as consequências desta perseguição?

Herodes já havia colocado no cárcere alguns cristãos com o objetivo de maltratá-los, já havia passado ao fio da espada Tiago, irmão de João, e, por fim, aprisionara Pedro no cárcere até o fim da Festa da Páscoa para, então, sentenciá-lo à morte.

3. Quais eram os objetivos da perseguição?

Herodes sabia que prender Pedro agradaria, e muito, aos judeus. E que deveria matar Pedro, somente após a Páscoa para evitar a possibilidade de tumultos. Pedro deveria, então, ser colocado na prisão de segurança máxima para evitar qualquer tentativa de fuga. Sendo assim, fora guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma, revezando-se em turnos, para o guardarem.

4. A incessante oração da igreja em favor de  Pedro

Atos 12:5 – Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração (προσευχη - proseuche) incessante (εκτενης - eketenesa Deus por parte da igreja a favor dele

Veja bem, em vez de ir pra rua manifestar, ou pedir a ajuda de alguma autoridade, a igreja fez o que deveria ser feito: FOI ORAR INCESSANTEMENTE!

Proseuche eketenes – Oração incesssante, foi a recomendação de Paulo em 2 Tessalonicenses 5:17 - "orai sem cesssar".  Semelhantemente, foi a oração de Jesus no Getsêmani, em Lucas 22:44 - "E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra".

Em situações onde o quadro de adversidade nos  pareça impossível ser mudado, não devemos lamentar ou protestar, com nossas forças humanas, buscando o socorro, a ajuda, em homens ou instituições, sem antes orarmos incessantemente até vermos o Senhor agir em nosso favor. Em, Jeremias 29:12, diz: "Então me invocareis e chegareis a mim para orar, e Eu vos darei toda a atenção". Se temos da parte de Deus toda esta atenção e cuidado devemos sempre, em primeiro lugar, buscá-Lo. Consequentemente, esta busca vai produzir a sua intervenção, quer seja por uma ação humana direcionada por Ele, quer seja através de um ato sobrenaturalmente milagroso. 

5. Pedro é libertado milagrosamente da prisão (Atos 12:6-17)

Esta libertação deu-se na última hora, nos momentos finais. Houve uma interação entre o natural e o sobrenatural. Céus e terras se uniram em favor de Pedro, por causa da oração incessante da igreja. Deus enviou um anjo à prisão, naquela mesma noite, enquanto Pedro confiantemente dormia e descansava, sabendo que Deus estava velando o seu sono e providenciando a sua libertação. Sobrenaturalmente, mesmo sem entender que se tratava de um anjo do Senhor, mas imaginando ser uma visão, Pedro se vê sendo liberto das algemas, atravessando o caminho por entre as sentinelas que não o viram, e a porta se abrindo diante dele sozinha. Somente ao chegar do lado de fora e ver o anjo se apartando dele, Pedro cai em si e entende que não se tratava de uma visão, mas que havia sido visitado pelo anjo do Senhor. Imediatamente, core em direção à casa de Maria onde a igreja estava orando por Ele. Quando chega na casa de Maria, todos ficam surpresos, sem mesmos acreditarem que fosse Pedro. Que coisa maravilhosa!

6. Resultado final

Pedro vai adiante em seu ministério, pregando em outros lugares. As sentinelas que o guardavam foram mortas por não conseguirem conter Pedro no cárcere. Herodes é morto por um Anjo do Senhor. E, a palavra de Deus crescia e se multiplicava por todos os lados.

Conclusão

Todas as vezes que a igreja ora incessantemente, fervorosamente, há libertação, seja em que nível for: "física, espiritual e emocional.
Não deixe de orar e não esmoreça diante daquilo que Deus coloca diante de você como um desafio de intercessão.

Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!