PESQUISA

terça-feira, 9 de junho de 2020

DEUS PREPARA UMA MESA DE BANQUETE NO DESERTO


Mértola – Oficina de cozinha ensina sabores de Marrocos ...
DEUS PREPARA UMA MESA DE BANQUETE NO DESERTO


Salmos 78:19 - ​Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?

INTRODUÇÃO

Poderia DEUS, por um acaso, preparar-nos uma mesa de banquete onde não existe banquete? Como preparar uma mesa de banquete onde não há água e o solo é árido? Onde o calor é insuportável durante o dia e o frio pavoroso a noite?

Bem, lembremos de que esse Deus a quem o povo de Israel afronta, é o mesmo Deus que os libertou do Egito, da escravidão de Faraó, e abriu o Mar Vermelho para que atravessassem a seco. 

Esse é o mesmo Deus de quem o Anjo Gabriel, ao anunciar a Maria que dela viria o Messias, disse: ​"Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas". (Lucas 1:37 )

A respeito desse mesmo Deus, disse Jesus:  "​...Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus". (Lucas 18:27)

O problema não está no fato de que esse DEUS possa ou não preparar uma mesa de banquete no deserto, porque está mais do que evidente nas Escrituras que Ele o faz, mas sim, na incredulidade daqueles que ainda que estejam vendo os milagres, continuem a duvidar de forma rebelde, que seja possível.

Na Bíblia, as referências ao deserto, é de um lugar de provações, mas com o objetivo de ensinar e aperfeiçoar os que passam por ele.

Encontramos no Salmo 78, escrito de forma didática por Asafe, algumas observações que podem nos encher de esperança, fazendo-nos crer que Deus, não somente é capaz de preparar uma mesa no deserto, mas torná-la num grande banquete. Desta forma Ele nos revela o Seu poder, provando-nos estar sempre no controle. O que nos cabe é crer e confiar que, em tempo oportuno, o seu poder se manifestará a nosso favor.

QUAL O PROPÓSITO DE DEUS EM NOS LEVAR AO DESERTO?

Antes, precisamos entender que, nossa ida ao deserto, atraídos e lavados pelo Senhor, é com o objetivo de Deus falar aos nossos corações.

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Os 2.14)

Se não entendermos isso não conseguiremos ver, discernir, compreender e desfrutar de sua providência, provisão e cuidado, para conosco. Consequentemente agiremos com: “esquecimento de tudo o que Ele já fez por nós, ingratidão em não reconhecer estes feitos e murmuração por querer mais daquilo que já recebemos, sem antes reconhecer já termos recebido”.

Após tirar o seu povo do Egito, Deus os envia para um terrível e grande deserto, onde peregrinaram por 40 anos, em virtude de sua rebeldia. Rebeldia esta que fez com que vagassem naquele deserto uma geração inteira?

Quando formos levados ao deserto, estejamos atentos para ouvirmos a voz de Deus falando aos nossos corações em vez de nos rebelarmos, sofrendo as consequências desta rebelião, tendo que passar mais tempo no deserto do que deveríamos. Como diz a canção atual: “Você me leva ao deserto pra falar de amor!”.

A ESCASSEZ DO DESERTO REVELA AS NOSSAS LIMITAÇÕES

A aridez do deserto, revela sua incapacidade de prover água. Se não há água não tem como irrigar o solo. Se o solo não é irrigado não pode ser fértil. Se não é fértil não pode produzir nada, absolutamente nada.
É assim que acontece conosco! Somos limitados no sentido de que não podemos suprir nossas próprias necessidades. E isso fica bem aparente em situações de escassez. Somos totalmente dependentes de Deus, em tudo.

Quando não bebemos da Água da Vida, que é Jesus, nos tornamos áridos, sendo um solo infértil, onde não se produz nada. Não teremos pão para saciar a nossa fome também. Quando não bebemos da “Água da Vida”, consequentemente, não comeremos do “Pão da Vida”, que é Jesus. Se não bebermos e não comermos de Jesus, definharemos e morreremos espiritualmente no meio do deserto. Sendo assim, não experimentaremos o banquete espiritual que Deus tem pra nos oferecer.

COMO REAGIR DIANTE NO DESERTO?

Geralmente, nossas reações não são as melhores. Somos tomados muitas vezes pela murmuração, chegando ao ponto de afrontar a Deus duvidando de sua capacidade de nos prover as necessidades, como fez o povo de Israel. Dificilmente se encontrará em nossos lábios o louvor e a gratidão.
Devemos reagir, em primeiro lugar, nos humilhando e reconhecendo nossas limitações para lidarmos com as realidades cruéis do deserto. Devemos, em segundo lugar, reconhecer que dependemos totalmente de Deus, em tudo e para tudo. Em terceiro lugar, devemos nos render em adoração a Deus, exaltando-O por seus grandiosos feitos em nós, com toda a gratidão. Em quarto lugar, devemos clamar a Deus, confiantemente, através de nossas orações, por sua providência suprindo nossas necessidades. Por último, devemos aguardar esperançosamente a resposta do nosso clamor a Ele.
Salmos 37:4 e 5 - 4 ​Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 ​Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.


A AÇÃO PROVIDENCIAL DE DEUS NO DESERTO

1. Ele providencia Água

Salmos 78.15 e 16 - 15 ​No deserto, fendeu rochas e lhes deu a beber abundantemente como de abismos. 16 ​Da pedra fez brotar torrentes, fez manar água como rios.

Jesus é Água Viva!

João 7:38 - ​Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

2.  Ele providencia pão (Maná

Salmos 78.24 e 25 - 24 ​fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu. 25 ​Comeu cada qual o pão dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar.

Jesus é o Pão da Vida!

João 6:51a ​- Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente...

3.    Ele providencia Carne 

Salmos 78.26 a 29) - 26 ​Fez soprar no céu o vento do Oriente e pelo seu poder conduziu o vento do Sul. 27 ​Também fez chover sobre eles carne como poeira e voláteis como areia dos mares. 28 ​Fê-los cair no meio do arraial deles, ao redor de suas tendas. 29 ​Então, comeram e se fartaram a valer; pois lhes fez o que desejavam.

Jesus foi a carne oferecida na cruz por nós!

João 6:51b - ...e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

COMO DEUS PREPARA ESTA MESA?

Salmos 23:5 - ​Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

1. A mesa tem o propósito de envergonhar nossos inimigos espirituais.

Salmos 71:13 - ​Sejam envergonhados e consumidos os que são adversários de minha alma...
Salmos 71:24 - ...pois estão envergonhados e confundidos os que procuram o mal contra mim.
Isaías 41:11 - ​Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. 

2. O próprio Deus é quem nos serve. Esse serviço revela um tipo de amor que só Deus pode manifestar.

Marcos 10:45 - ​Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

3.    O banquete colocado sobre a mesa tem a ver com as benção espirituais e
físicas, as quais já nos foram antecipadamente proporcionadas. As mesmas serão liberadas e servidas no “kairós”, no tempo oportuno de Deus. Creia!

Efésios 1:3 ​- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

CONCLUSÃO

Todos nós, em algum momento da nossa vida cristã, teremos que atravessar um deserto, para o qual Deus nos atrairá e levará com o objetivo de nos provar para que sejamos ensinados e aperfeiçoados. O próprio Jesus foi levado ao deserto como o objetivo de ser tentado e provado, antes de iniciar seu ministério terrenal. Assim como ele foi aprovado em sua passagem pelo deserto, desejo que você, igualmente o seja.

Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!