PESQUISA

sexta-feira, 19 de junho de 2020

A PALAVRA PROFÉTICA É UMA CANDEIA QUE BRILHA NAS TREVAS

A PALAVRA PROFÉTICA É UMA CANDEIA QUE BRILHA NAS TREVAS
II Pedro 1:19 - Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,



Estaremos, a partir de então, discorrendo sobre a "λογος προφητικος - logos prophetikos", expressão grega que, significa: "palavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou ideia, que procede de um profeta". Ou seja, palavra profética.

É um tanto quanto complicado nos dias atuais o uso de tal expressão, haja visto, a confusão que existe no meio cristão a respeito desta expressão. Muito disso, causado por pessoas que por falta de conhecimento ou má fé, têm ao longo dos anos, deturpado o real significado da palavra profética. Alguns se apropriam da expressão, fazendo dela uma forma de demonstrar uma pseudo comunhão com Deus ao ponto de afirmarem, que aquilo que saí de suas bocas é a mais genuína palavra de Deus. Em muitas oportunidades carregadas de distorção, deturpação e heresias. Tornando-se assim, um perigo aos ouvintes de tal palavra.

Aqui, no texto supracitado, temos como referência alguém que andou com Cristo como um discípulo Dele e sendo uma testemunha ocular de todos os seus feitos. Estamos falando do Apóstolo Pedro. Alguém que tem todo o respaldo para afirmar com tamanha convicção a veracidade daquilo que denomina palavra profética. 

Um exemplo da veracidade da palavra profética é quando fica-nos bem claro, que sobre ela está aquela que a guarda e protege até que ela seja cumprida, O Senhor. Veja: Jeremias 1:12 - ​Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Vejamos algumas coisas importantes acerca da palavra profética:

      I. O QUE DEVEMOS FAZER COM A PALAVRA PROFÉTICA

II Pedro 1:19 - ​Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

a) Primeiro devemos entender o que é a palavra profética

A palavra profética é aquela que tem a capacidade, o poder, de nos revelar os propósitos de Deus para as nossas vidas. Ainda mais, ela também traz revelação a respeito de outras pessoas, lugares e situações. Ela nos revela o que nos era oculto, aquilo era até então, um segredo, um mistério.

Em algumas ocasiões receberemos a palavra e, talvez, num primeiro momento, não tenhamos sua real interpretação. Mas, em tempo oportuno o Espírito Santo no-la revelará.

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (Jeremias 33:3)

b)  O que fazer com a palavra profética?

II Pedro 1:19 - ​Temos, assim, tanto mais "confirmada" a palavra profética..

A palavra profética precisa ser confirmada. É necessário que haja testificação com o respaldo das Escrituras. Outra coisa importante é consultarmos outros cristãos mais maduros, mais experimentados na palavra, e que tenham um bom relacionamento com Deus e com seu Santo Espírito.  Preferencialmente nossos líderes, pastores e discipuladores.

Quando se nos tornar clara e comprovada a palavra profética, um necessário e fundamental próximo passo precisa ser dado. 

c) A palavra profética precisa ser prontamente obedecida.

II Pedro 1:19 - e fazeis bem em atendê-la (a palavra profética), como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso...

Em, Tiago 1:22, na versão Bíblia Viva, está escrito: "E lembrem-se: esta mensagem é para obedecer, e não apenas para ouvir...". Na versão NTLH, lê-se: "Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática." Temos uma recomendação bíblica, para que ao ouvirmos a palavra profética, a "logos prophetikos", devemos obedecer colocando-a em prática.

Já na versão, Novo Testamento Hebraico, a orientação e para que "sejamos cumpridores" desta palavra. A palavra profética é para ser obedecida, cumprida e colocada em prática.

c)    Por quanto tempo devo caminhar nesta palavra?

II Pedro 1:19 - e fazeis bem em atendê-la (a palavra profética), como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração,

Até que haja a sua manifestação e produza o resultado desejado. A palavra profética será como uma luz no alto de um monte, impossível de se não ver. Sua luz será tão resplandecente e inconfundível que toda a treva ao seu redor será dissipada.

Veja a beleza da palavra profética:

Salmos 119:105 - ​Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos
Provérbios 6:23 -  Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida
Isaías 55:10 e 11 - 10 ​Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão  ao que come, 

   II.  HÁ ALGUNS CUIDADOS A SEREM TOMADOS

II Pedro 1:20 e 21a - ​sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana;

Uma coisa bem clara que não pode ser ignorada é que nenhuma palavra profética deve ser interpretada de forma particular por quem quer seja. Toda palavra profética deve, obrigatoriamente, ser interpretada à luz das Escrituras. Qualquer interpretação da palavra profética fora da Bíblia, é um grande passo para a heresia, esta mesma que tem destruído vidas através dos séculos. É preciso muito cuidado!

Como o próprio texto alerta, nenhuma profecia tem como fonte a vontade humana. Não houve e jamais vai haver a possibilidade de que a fonte da palavra profética brote da vontade do homem. Isso é impossível.

Inclusive, Pedro quando escreve nesta mesma carta no capítulo 3 versículo 16, ele diz, referindo-se aos escritos do Apóstolo Paulo: "ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles."

Pedro alerta que, não somente os escritos paulinos como toda a Escritura sempre vão encontrar "ignorantes e instáveis", ou seja, pessoas que vão interpretar a palavra profética ao seu bel prazer, segundo seus próprios interesses, mas que ao final lhes trará a própria ruína. Cuidado!

III. A FONTE DE TRANSMISSÃO E REVELAÇÃO DA PALAVRA PROFÉTICA É O ESPÍRITO SANTO

II Pedro 1:21 -​ ...entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Toda a palavra profética tem somente uma fonte, o Espírito Santo. Ninguém pode transmitir uma palavra profética que não tenha como fonte única o Espírito Santo.

O envio de Barnabé e Saulo, se deu através de uma palavra profética, tem como fonte única e exclusiva, o Espírito Santo.
Atos 13:1 a 3 -  "1 ​Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 ​E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 ​Então, jejuando,  e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram."

A palavra profética é inspirada por Deus. Ela tem a finalidade de nos aperfeiçoar para o execução da obra de Deus.

II Timóteo 3:16 e 17 - "​16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino,  para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 ​a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."



CONCLUSÃO

A palavra profética é uma luz que nos conduzirá a uma vida plena na comunhão com Deus e no exercício do nosso chamado e vocação ministerial. Portanto deve ser levada a sério e colocada em prática.

Deus te abençoe!
Pastor Sérgio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!