Qual o Propósito Deste Blog

Palavra que alcança a vida, transforma o coração e nos conduz para mais perto de Cristo.

sábado, 10 de outubro de 2026

 

CALVINO, ARMÍNIO OU BÍBLIA?

Quando os sistemas teológicos precisam permanecer debaixo da autoridade das Escrituras

 

Existem discussões dentro da Igreja que atravessam séculos e continuam despertando grande interesse, produzindo livros, debates, conferências e, infelizmente, algumas vezes, divisões entre irmãos. Uma das mais conhecidas envolve as doutrinas normalmente associadas a João Calvino e Jacó Armínio, especialmente quando tratamos de temas como eleição, predestinação, graça, liberdade humana, perseverança e responsabilidade diante do Evangelho.

Não há problema em estudar essas questões. Pelo contrário, todo cristão deveria desejar compreender melhor aquilo que a Bíblia ensina sobre a salvação. O perigo começa quando passamos a ler as Escrituras principalmente através de um sistema e, pouco a pouco, o sistema deixa de ser uma ferramenta para interpretar a Bíblia e passa a funcionar como uma autoridade sobre ela.

Calvino não é nossa autoridade final. Armínio também não. Nenhum concílio, confissão de fé, tradição denominacional ou grande teólogo ocupa esse lugar. Todos podem contribuir, todos podem nos ajudar e todos também podem estar equivocados em algum ponto. A autoridade final para aquilo que cremos precisa continuar sendo a Palavra de Deus.

Paulo afirma:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”                                                                 2 Timóteo 3:16

Se a Escritura é nossa referência, ela precisa possuir liberdade para corrigir até mesmo as estruturas teológicas pelas quais aprendemos a compreendê-la.

O mais importante não é simplesmente se somos calvinistas ou arminianos, mas se estamos realmente dispostos a permitir que a Bíblia diga aquilo que ela diz, mesmo quando isso desafia o sistema teológico com o qual mais nos identificamos.

 

Sistemas teológicos podem nos ajudar, mas não podem governar a Bíblia

A teologia sistemática é útil. Não devemos tratar a tentativa de organizar as doutrinas bíblicas como algo negativo. Todos nós fazemos algum tipo de teologia quando procuramos compreender quem Deus é, como acontece a salvação, qual é a condição humana, o que significa eleição ou como devemos interpretar a perseverança cristã. O problema não está em organizar aquilo que cremos, mas em tornar essa organização tão rígida que nenhum texto bíblico possa mais surpreender-nos.

Existe uma diferença entre construir nossa teologia a partir da Escritura e aproximar-nos da Escritura apenas para encontrar confirmação daquilo que já decidimos acreditar. Quando isso acontece, podemos ler um texto não para ouvi-lo, mas para encaixá-lo em uma estrutura previamente estabelecida. E essa tentação não pertence exclusivamente a calvinistas ou arminianos. Qualquer tradição pode cair nela, infelizmente.

O livro de Atos dos Apóstolos apresenta uma atitude muito saudável nos cristãos de Bereia. Lucas registra que eles “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11). Aqueles irmãos ouviram Paulo, um apóstolo, e ainda assim examinaram as Escrituras. Isso não foi considerado falta de respeito. Pelo contrário, foi alvo de um grande elogio.

Precisamos, urgentemente, recuperar esse espírito. Não importa quem está pregando, qual livro estamos lendo ou qual tradição herdamos. A pergunta continua atual: aquilo que estamos ouvindo pode realmente ser sustentado pelo conjunto das Escrituras?

 

A Bíblia apresenta um Deus absolutamente soberano

Não precisamos diminuir a soberania de Deus para defender a responsabilidade humana. A Bíblia é muito clara ao apresentar Deus como Senhor sobre sua criação, sobre a história e sobre seus propósitos. Ele não é um espectador impotente esperando para descobrir o que acontecerá. Ele age, governa, conhece, chama, dirige e realiza seus propósitos.

Isaías registra a declaração do Senhor:

“O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade”                     Isaías 46:10

Paulo também escreve que Deus “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Efésios 1:11). Não existe necessidade de enfraquecer textos como esses.

Deus é soberano. Essa verdade deveria produzir confiança, adoração e descanso. Nossa salvação não nasceu primeiramente de uma iniciativa humana. O Evangelho começa em Deus. Foi Ele quem amou, enviou o Filho, providenciou a redenção e tomou a iniciativa de reconciliar consigo um mundo perdido.

Entretanto, reconhecer a soberania divina não nos obriga a negar aquilo que a própria Bíblia afirma sobre a responsabilidade humana. O problema surge quando transformamos uma verdade bíblica em instrumento para apagar outra verdade igualmente presente nas Escrituras.

 

A mesma Bíblia que afirma a soberania de Deus responsabiliza o homem por sua resposta

Do início ao fim das Escrituras encontramos homens e mulheres sendo chamados a responder a Deus.

Os profetas chamam Israel ao arrependimento. Jesus convida pessoas a segui-lo. Os apóstolos anunciam o Evangelho e convocam seus ouvintes à fé. Essas exortações não são apresentadas como encenações vazias, mas como chamados reais.

Pedro, no dia de Pentecostes, responde à multidão:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”                                                                                          Atos 2:38

Paulo declara em Atenas que Deus “notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (Atos 17:30).

Existe responsabilidade. Existe chamado. E, existe necessidade de resposta.

Isso aparece também nas palavras de Jesus. Em Mateus 23:37, ao lamentar Jerusalém, Ele declara: “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”

O texto não descreve pessoas como máquinas executando inevitavelmente um decreto. Há uma resistência real diante do chamado.

Não precisamos colocar a soberania de Deus contra a responsabilidade humana como se uma destruísse a outra. A Bíblia consegue afirmar ambas. Talvez nossa dificuldade esteja em querer explicar de forma exaustiva aquilo que a própria revelação mantém em tensão.

 

A salvação é inteiramente pela graça

Ao enfatizarmos a responsabilidade humana, precisamos evitar outro erro: imaginar que o homem se torna autor de sua própria salvação. Ele não se torna. A salvação é pela graça.

Paulo escreve:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9

Não existe espaço para mérito humano diante da cruz. Ninguém pode apresentar sua fé como uma obra da qual deveria orgulhar-se. O pecador não produz a expiação, não conquista a reconciliação e não pode exigir salvação com base em qualquer justiça própria.

Cristo fez aquilo que não poderíamos fazer. Ele morreu, ressuscitou e abriu o caminho.

A fé não é o preço da salvação. É a resposta pela qual recebemos aquilo que a graça oferece.

Por isso, afirmar que o homem é chamado a crer não significa afirmar que ele salva a si mesmo. Da mesma maneira que receber um presente não nos torna autores do presente, receber pela fé a salvação não nos transforma em salvadores de nós mesmos.

A glória continua pertencendo a Deus! Aleluia!

 

A eleição precisa ser compreendida a partir de Cristo

Poucos assuntos provocam tanta discussão quanto a eleição. Efésios 1 é frequentemente colocado no centro desse debate, e corretamente, porque Paulo fala claramente sobre escolha e predestinação. Entretanto, algo extremamente importante precisa ser observado: a linguagem do apóstolo é profundamente cristocêntrica.

Paulo escreve:

“Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo.”
Efésios 1:4-5

A expressão “nele” não é um detalhe. Cristo está no centro.

A eleição bíblica não deveria tornar-se uma especulação desconectada de Jesus. Deus estabeleceu seu propósito redentor em Cristo. Nele encontramos redenção, perdão, adoção, herança e todas as bênçãos espirituais descritas no capítulo.

Isso nos ajuda a compreender a predestinação de maneira profundamente relacionada ao propósito de Deus de formar um povo em Cristo. Romanos 8:29 afirma que aqueles que Deus conheceu de antemão também predestinou “para serem conformes à imagem de seu Filho”. O foco não está apenas no destino, mas também no propósito: Deus está formando uma família com filhos semelhantes a Jesus.

É por isso que prefiro compreender a eleição a partir da filiação em Cristo, sem transformar o assunto numa tentativa de desvendar uma lista secreta de indivíduos que Deus teria decidido salvar e outros que jamais poderiam responder ao Evangelho.

A questão central das Escrituras é Cristo. Estamos nele? É nele que encontramos salvação.

 

O Evangelho é anunciado como um convite verdadeiro

Quando observamos a maneira como Jesus e os apóstolos anunciam a salvação, encontramos convites que possuem uma abertura impressionante.

Jesus declara:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”
Mateus 11:28

João 3:16 afirma:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

E o último capítulo da Bíblia apresenta este convite:

“Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”
Apocalipse 22:17

Não vejo razão bíblica para transformar esses chamados em convites apenas aparentemente universais.

A Igreja recebeu de Jesus a ordem de pregar o Evangelho a toda criatura. Não fomos enviados a tentar descobrir antecipadamente quem está ou não dentro de algum decreto secreto. Fomos enviados a anunciar Cristo.

Pregamos a todos. Chamamos todos ao arrependimento. Convidamos todos a crer. E confiamos na atuação do Espírito Santo, que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Essa compreensão fortalece profundamente a missão da Igreja. Podemos olhar para qualquer pessoa e anunciar sinceramente que há salvação em Jesus Cristo.

 

A Bíblia também revela o desejo salvador de Deus

Existem textos que não devem ser ignorados quando construímos nossa compreensão da salvação. Paulo escreve em 1 Timóteo 2:3-4 que Deus, nosso Salvador, “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

Pedro também afirma:

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”
2 Pedro 3:9

Naturalmente, esses textos possuem contextos que precisam ser respeitados, mas não devemos diminuir a força de sua linguagem simplesmente porque ela cria dificuldades para determinado sistema.

Se nossa teologia precisa constantemente explicar por que um texto não significa aquilo que parece afirmar de maneira bastante direta, talvez seja saudável perguntar se não estamos defendendo demais nosso sistema.

A Bíblia precisa ter liberdade para corrigir nossa teologia sistematizada.

 

Graça e resistência aparecem juntas nas Escrituras

Outro aspecto importante é que a Bíblia mostra a ação de Deus e, ao mesmo tempo, a possibilidade de resistência humana. Estêvão diz aos líderes judeus:

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo.”
Atos 7:51

Jesus também denuncia pessoas que recusavam aquilo que Deus desejava realizar entre elas. A Escritura nunca retrata o ser humano como moralmente neutro ou naturalmente inclinado para Deus. O pecado afetou profundamente a humanidade. Precisamos da graça, da atuação de Deus e da ação do Espírito.

Contudo, essa atuação divina não é apresentada em todos os textos como uma força irresistível que elimina qualquer possibilidade de resistência.

Aqui novamente precisamos permitir que a Escritura mantenha sua própria tensão. A graça precede. A graça chama. A graça convence. A graça possibilita. E o homem é responsabilizado por responder.

Nenhuma dessas afirmações precisa diminuir a glória de Deus.

 

A segurança em Cristo não deve produzir descuido espiritual

Outro tema que divide calvinistas e arminianos é a perseverança. De um lado, encontramos passagens extremamente consoladoras mostrando a fidelidade de Deus em guardar seus filhos. Jesus declara sobre suas ovelhas: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).

Essa é uma promessa maravilhosa. Nossa segurança não depende da fragilidade de nossas emoções, mas da fidelidade de Cristo.

Entretanto, a mesma Bíblia que oferece segurança também apresenta advertências sérias. Hebreus chama repetidamente os cristãos a não endurecerem o coração, a permanecerem firmes e a perseverarem na fé. Jesus diz em João 15:4: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós.”

Precisamos respeitar os dois conjuntos de textos. Não devemos transformar a vida cristã em insegurança permanente, como se Deus estivesse procurando qualquer oportunidade para expulsar seus filhos. Mas também não devemos ensinar uma segurança que faça do chamado à perseverança algo irrelevante.

A segurança bíblica encontra-se em Cristo. Por isso permanecemos nele.

 

Nem todo texto precisa escolher um lado do nosso debate

Uma das coisas que precisamos aprender é que os autores bíblicos não escreveram pensando nas categorias teológicas que surgiriam muitos séculos depois.

Paulo não escreveu Romanos perguntando se seria chamado calvinista. João não escreveu seu Evangelho tentando definir-se como arminiano. Pedro não estava organizando os cinco pontos de nenhum sistema. Eles estavam anunciando a revelação recebida de Deus.

Por isso, talvez cometamos um erro quando lemos cada passagem perguntando: “Este texto favorece qual lado?”

Existem textos que enfatizam a iniciativa de Deus. Outros enfatizam fortemente a resposta humana.

Há passagens sobre eleição. Há convites universais. Há promessas de preservação. Há advertências sobre perseverança. Precisamos ouvir todas elas.

A fidelidade bíblica não está em selecionar os textos que fortalecem nossa tradição e reinterpretar todos os demais até que deixem de incomodar nosso sistema. Está em permitir que o conjunto das Escrituras forme nossa compreensão.

 

O problema começa quando o sistema se torna nossa identidade

Podemos estudar profundamente uma tradição teológica sem transformar essa tradição em nossa identidade principal. Entretanto, isso nem sempre acontece. Algumas pessoas tornam-se tão identificadas com determinados rótulos que qualquer questionamento à sua escola teológica parece quase uma agressão pessoal.

A partir daí, as discussões deixam de ser busca pela verdade e passam a funcionar como defesa de grupo. O outro lado deixa de ser formado por irmãos com quem discordamos e passa a ser tratado como inimigo.

Começamos a selecionar apenas autores que confirmam nossas posições, ouvir somente pregadores que concordam conosco e interpretar todo argumento contrário pela versão mais fraca possível.

Isso não demonstra maturidade teológica, mas infelizmente, demonstra orgulho teológico ou denominacional.

Devemos lembrar que existem cristãos sinceros, piedosos e profundamente comprometidos com Jesus em diferentes tradições. Existem missionários, pastores, estudiosos e homens de oração que foram calvinistas. Existem também inúmeros servos fiéis identificados com tradições arminianas.

Isso não significa que todas as posições estejam igualmente corretas. A verdade existe e devemos buscá-la. Significa apenas que discordância teológica não nos autoriza a abandonar o amor cristão.

 

Nossa teologia deve produzir humildade, não superioridade

Paulo trata de assuntos extremamente profundos em Romanos 9–11. Ele fala sobre eleição, misericórdia, Israel, endurecimento, fé e propósito divino. Entretanto, quando chega ao final de sua reflexão, não termina exaltando sua própria capacidade de compreender Deus.

Ele termina adorando:

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”
Romanos 11:33

Isso nos ensina uma coisa:

“Quanto mais nos aproximamos dos mistérios da graça, menos espaço deveria existir para arrogância.”

Se compreendemos tudo perfeitamente e chegamos ao final olhando com desprezo para quem pensa diferente, talvez alguma coisa esteja errada.

A boa teologia produz reverência e faz-nos perceber o tamanho de Deus e nossa própria limitação.

 

A Bíblia é maior do que Calvino e Armínio

Podemos reconhecer contribuições importantes em João Calvino sem aceitar todas as suas conclusões. Podemos estudar Jacó Armínio sem acreditar que sua formulação seja perfeita. Podemos aprender com Agostinho, Wesley, Lutero, os pais da Igreja e muitos outros homens e mulheres que refletiram seriamente sobre as Escrituras.

Isso é saudável, posto que somos beneficiados por dois mil anos de reflexão cristã e seria arrogante demais imaginar que não temos nada a aprender com aqueles que vieram antes de nós.

Mas existe uma diferença entre aprender com a história e tornar-se prisioneiro dela. Os grandes teólogos precisam permanecer sentados diante da Bíblia conosco. Eles não ocupam a cadeira do juiz. A Escritura ocupa.

Se Calvino estiver correto em determinado ponto, devemos receber aquilo que está de acordo com a Palavra. Se estiver equivocado, a Escritura precisa ter autoridade para corrigi-lo. O mesmo vale para Armínio e para qualquer outro. E também vale para nós.

 

O centro da salvação não é uma doutrina isolada, mas Cristo

Talvez seja possível discutir tanto sobre a mecânica da salvação que acabemos perdendo de vista o Salvador. Esse é um perigo real.

Podemos dominar conceitos como eleição, predestinação, depravação, expiação, graça preveniente, perseverança e livre-arbítrio e continuar conhecendo pouco a pessoa de Jesus.

A Bíblia não nos chama apenas para compreender um sistema de salvação. Chama-nos para Cristo.

Jesus declarou:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
João 14:6

Ele é o centro. É nele que somos reconciliados. É nele que recebemos perdão. É nele que somos adotados. E é nele que encontramos vida eterna.

Por isso, antes de perguntar qual sistema descreve melhor todos os detalhes da salvação, existe uma pergunta infinitamente mais importante: Estamos em Cristo?

Porque podemos vencer uma discussão sobre predestinação e continuar longe daquele para quem toda a doutrina deveria apontar.

 

Calvino, Armínio ou Bíblia?

Se a pergunta for apresentada dessa maneira, minha resposta é clara: Bíblia.

Isso não significa desprezar Calvino nem Armínio. Também não significa imaginar que conseguimos ler a Bíblia sem qualquer influência, pressuposto ou tradição. Significa simplesmente reconhecer a ordem correta das autoridades.

Primeiro, a Palavra. Depois, nossas interpretações.

Primeiro, Cristo. Depois, nossos sistemas.

Primeiro, aquilo que Deus revelou. Depois, aquilo que homens organizaram a partir dessa revelação.

Podemos estudar teologia com profundidade e continuar dizendo: “Se a Bíblia demonstrar que preciso rever minha posição, eu a reverei.” Essa disposição é muito mais importante do que o rótulo que carregamos.

Talvez não consigamos resolver todas as tensões entre soberania divina e responsabilidade humana. Talvez algumas perguntas continuem abertas. Isso não deveria nos assustar. Existe algo profundamente saudável em reconhecer que Deus é maior do que nossa capacidade de explicá-lo completamente.

O que não podemos fazer é sacrificar textos bíblicos para preservar a elegância de um sistema.

Se a Bíblia afirma a soberania de Deus, vamos afirmá-la. Se afirma a responsabilidade humana, vamos afirmá-la. Se ensina que a salvação é pela graça, vamos proclamá-la. Se chama homens ao arrependimento e à fé, vamos chamá-los. Se fala de eleição em Cristo, vamos colocar Cristo no centro. Se oferece segurança, vamos descansar. Se adverte sobre perseverança, vamos permanecer vigilantes.

Não precisamos escolher quais partes da Bíblia aceitaremos para proteger nossa tradição. Precisamos permitir que toda a Palavra de Deus construa nossa teologia.

No final, talvez o grande questionamento não seja se somos suficientemente calvinistas ou suficientemente arminianos. Talvez seja se somos suficientemente bíblicos para permitir que a Escritura confronte até aquilo que mais gostamos de acreditar.

Podemos estudar Calvino. Podemos estudar Armínio. Podemos ouvir diferentes tradições. Mas nossa consciência precisa permanecer cativa da Palavra de Deus.

Porque homens podem nos ajudar a compreender a verdade. Todavia, somente a Escritura, possui autoridade para julgar aquilo que cremos.

E acima de todos os nossos sistemas continua existindo uma pessoa para quem toda teologia cristã precisa apontar: Jesus Cristo.

Deus te abençoe!

Pr. Sérgio Luis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!