PESQUISA

sexta-feira, 17 de abril de 2020

SALMOS 23: OS PRIVILÉGIOS DE SER OVELHA!

Resultado de imagem para FOTO OVELHAS NO PASTO | O bom pastor ...

OS PRIVILÉGIOS DE SER OVELHA




O Salmo 23, é um Salmo Messiânico, aquele que aponta para Jesus, como o Bom Pastor, conforme o relato Neotestamentário de João 10:11, "Eu sou o BOM PASTOR; o BOM PASTOR dá a sua vida pelas suas ovelhas". 

Ter Jesus como O BOM PASTOR, nos confere alguns privilégios, os quais, relatarei a seguir, baseados no texto da nossa reflexão.

1 - Tê-lo como pastor (Jehovah-Ro'i), em primeiro lugar  

Esta é base para tudo. Precisamos reconhecê-lo como nosso pastor. A partir daí seguem-se os privilégios inerentes à uma ovelha que se submete a um pastoreio.(v.1)

2 - Em seguida, reconhecer que o meu Bom Pastor, não me deixará faltar absolutamente nada (v.1)  

De uma coisa precisamos ter convicção: Nunca, jamais, nos faltará a provisão diária em todas as áreas das nossas vidas, quer seja física, emocional ou espiritual. Somos totalmente, plenamente supridos em nossas necessidades, e ainda, com a promessa de uma vida abundante, conforme João 10:10. 

Para fundamentarmos melhor esta convicção, vejamos os relatos dos textos a seguir:

Salmos 34:9 e 10 - “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.”
  • pois nada falta aos que o temem
  • aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará
  • nenhum bem sonega aos que andam retamente
3 - Encontramos descanso em pastos verdejantes (v.2)
Um excelente lugar de descanso é onde podemos desfrutar de um alimento que sacie a nossa fome. Em Jesus encontramos este pasto verdejante que saciará a nossa fome espiritual, fazendo-nos descansar Nele. O lugar do alimento espiritual (presença de Deus) é também o lugar do nosso descanso.
Veja o que Jesus, o lugar do nosso descanso, nos promete:
  • Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados...
  • e achareis descanso para as vossas almas.
Salmos 84:11 - “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.”

Mateus 11:28 e 29 - “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

4 - Seremos guiados mansamente às águas tranquilas de Deus (v.2) 

Nas águas tranquilas de Deus saciaremos a nossa sede e encontraremos o frescor que precisamos no dia a dia. Um mergulho nestas águas nos proporciona profunda intimidade com Deus. As águas de Deus transmitem-nos tranquilidade absoluta e plena. Não são águas agitadas, mas sim, tranquilas e calmas. O próprio Deus nos atrairá em sua direção para encontrarmos Nele as águas que saciam a nossa sede e nos lavam de toda impureza.

João 4:14 - “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” Uau!!! Glória a Deus!!!

As águas de Deus saciarão para sempre a nossas sede fazendo jorrar uma fonte para a vida eterna. Aleluia! 

João 7-37 a 39 - "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.”

Estas águas tranquilas são o convite de Jesus para termos um relacionamento íntimo com Ele, permitindo-nos experimentar a plenitude do fluir do Seu Santo Espírito em nós. Oh, glórias!

5 - Recebe refrigério para a alma. (V.3)

Davi sabia muito bem do que estava falando, quando escreve: 'refrigera minha alma'. Ao lermos os salmos que Davi escreveu percebemos em sua fala algumas lutas na sua alma. Por vezes o  encontramos declarando: 

"Porque estás abatida, ó min'halma?"... "porque te perturbas dentro de mim?"... "a minha alma tem sede de ti"... "a minha alma está entre leões"... "tira da tribulação a minha alma", etc.

O salmista revela nestas e, em outras expressões, a sua angústia por se ver várias vezes tendo lutas interiores. Lutas estas que afligiam e muito a sua alma. E quem de nós não passa por situações semelhantes? Por isso, o BOM PASTOR nos privilegia quando nos oferece refrigério para a nossa alma. Esse refrigério só pode ser encontrado NELE.

Agora, veja o que diz o próprio Davi em, Salmos 35:9 -  "Então minha alma se regozijará no Senhor; exultará na sua salvação". Ele diz que sua alma encontrará regozijo no Senhor.
Salmos 107:9 - Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.
No Salmo 66:16, o escritor diz: "Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma". Venham todos, pois eu tenho uma boa notícia. Vou relatar-lhes o que Deus tem feito por minha alma. Que o BOM PASTOR refrigere a nossa alma em tempos difíceis!

6 - Serão guiadas pelas veredas da justiça. (v.3)

Quando somos guiados pelas veredas da justiça, somos livres de tropeçar, cair ou nos desviar. E olha que Deus faz isso por amor ao seu próprio nome. Deus não tem prazer em ver-nos andando por caminhos tortuosos, ou por atalhos que nos conduzam para fora ou longe do aprisco.
Salmos 25:4 - Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.
Clamemos para que saibamos os caminhos de Deus para nós e que sejamos ensinados a respeito de suas veredas.

Provérbios 8:20 e 21 - 20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.
Deus anda no caminho da retidão em meio as veredas da justiça, para suprir os que lhe amam.
7 - No vale da sombra da morte, não teremos medo de nada, porque Ele nos consola. (v.4)

Mateus 4:16 - o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.

Conforme disse Davi, "ainda que". Ainda que a situação nos pareça tão desfavorável, como por exemplo, a iminência da morte bem diante de nós, Deus, em tempo oportuno, na hora certa, nos livrará. Por isso, temos a segurança de que nem a morte poderá nos afastar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Não há como temer o mal, se temos a constante presença do BOM PASTOR conosco, nos dando proteção e oferecendo cuidado. Sabemos que Ele está conosco em todo o tempo, por isso não há em nós lugar para o medo.

O BOM PASTOR usará sua vara e seu cajado para nos consolar. Com sua vara fustigará e afugentará os nosso inimigos, e com o seu cajado, nos ajudará nos momentos difíceis trazendo-nos de volta ao aprisco em segurança.

8 - Seremos honrados na presença dos inimigos. (v.5)

O BOM PASTOR prepara uma mesa de banquete para nos alimentarmos em segurança enquanto Ele vigia, protege e batalha contra os lobos ferozes. 

Ele nos unge com seu óleo para nos proteger das pragas e pestes que tentam nos assolar, afugentando-as, não permitindo que depositem em nós seus vermes malditos que guerreiam contra a mente.

Beberemos de um cálice transbordante de bondade e graça, envergonhando os nosso inimigos.

9 - Seremos plenos de confiança. (v.6)

Confiança de que bondade e misericórdia desfrutaremos em todos os nossos dias terrenos. Conforme disse o salmista: "Porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre"

Jesus disse, em suas últimas palavras conforme o relato de Mateus 28:20: "e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!"

Além disso, temos a garantia de habitarmos eternamente com o Senhor em suas moradas eternas. Esta é certeza de que um dia voltaremos para a casa do Pai e lá habitaremos apara todo o sempre. ALELUIA!!!

Concluindo, podemos dizer que quem decide viver como ovelha do BOM PASTOR, Jesus, será privilegiado aqui, neste tempo presente como também no vindouro.

Reflita sobre tudo isso, e se você ainda não decidiu entrar para este aprisco, faça isso hoje. Mas, se você um dia esteve neste aprisco e decidiu sair dele, o Pastor está a sua procura. Deixe-se encontrar por Ele, ainda hoje!

Deus te abençoe!!!

Seu conservo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! Palavras de pessoas maduras servem para edificar aqueles que desejam este amadurecimento. Que Deus continue te abençoando!